Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR LEVI DA COSTA BEZERRA

LOCAL: Remoto - videoconferência - https://meet.google.com/jjg-vdth-ocv

ANÁLISE DO PROCESSO DE DEGASTE DAS AGULHAS DE COSTURA INDUSTRIAL

Agulhas, Máquina de Costura, Atrito, Desgaste, Qualidade

O presente estudo foi realizado em uma microempresa de confecção do vestuário pretendendo identificar as causas de desgaste das agulhas no processo de costura, bem. Assim, as propostas de melhoria serão consideradas pela empresa, e será explorado ao longo do ano afim de se obter ainda mais melhorias como perspectivas futuras. O processo da costura é um dos segmentos mais importantes na indústria de vestuário, sendo parte essencial na montagem da maioria dos produtos têxteis através de diversas máquinas industriais. O segmento de máquinas de costura industrial vem se desenvolvendo constantemente com evoluções tecnológicas, para melhoria do desempenho no setor de produção dos diversos produtos de confecções. Diante da variedade de maquinário para atender a gama de operações de costura existentes na confecção, faz-se necessário agulhas especificas e espessuras adequadas ao padrão dos diferentes tecidos existentes no mercado, objetivando a almejada qualidade na costura. Por isso, é de suma importância atenção em relação a agulha da máquina de costura, sendo a troca da mesma essencial para se ter uma costura com qualidade; no entanto, os operadores das máquinas só o fazem quando a percebem bastante danificadas, torta ou quando ocorre a quebra. No estudo tribológico dos materiais, ou seja, do atrito gerado durante um processo, constata-se que os desgastes físicos que ocorrem neles prejudicam o material, portanto estima-se que nas agulhas não seja diferente, onde o processo de costura deve levar as agulhas ao desgaste, prejudicando a formação do ponto de costura, danificando o tecido e a qualidade do produto, podendo até mesmo na insistência da utilização delas ocasionar também danos a máquina. O maior problema para o desgaste da agulha, é por ser a costura industrial de alta velocidade ocasionando elevada temperatura, elevada fricção e atrito entre as partes, causando assim o dano da agulha, do fio de costura e do tecido. O fio de costura sofre abrasão repetida e passa através do olho da agulha, resultando num atrito com a agulha; por outro lado o atrito entre a agulha e o tecido durante a sua penetração através da camada de tecido provoca um aumento na temperatura da agulha. Esta agulha quente causa os danos, provocando a uma perda de produtividade e de qualidade. O trabalho descrito nesta dissertação tem como objetivo analisar o processo e os aspectos que causam o desgaste da agulha, assim como suas consequências para o processo produtivo e para a indústria. Assim, mesmo com a possibilidade de pequena melhoria no processo, projeta benefícios para os custos e desempenho para a indústria. O desgaste da agulha é um problema enfrentado pelas indústrias de costura e compreender as causas do desgaste e aplicar esse conhecimento para reduzir a temperatura da agulha durante a alta velocidade de costura pode trazer maiores benefícios.

Presidente - 1481705 - SALETE MARTINS ALVES
Interno - 2239386 - JOSE IVAN DE MEDEIROS