Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA NILMA DE LIMA

DISCENTE : CAMILA NILMA DE LIMA
DATA : 27/12/2019
LOCAL: Centro de Tecnologia

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE TINGIMENTO DA FIBRA DE POLIÉSTER UTILIZANDO CUMARINA COMO CARRIER

Cumarina, carrier, tingimento, poliéster, baixa temperatura

A indústria têxtil é uma das grandes responsáveis por gerar efluentes, e o tingimento de poliéster, a fibra mais utilizada atualmente a nível mundial, é um dos principais responsáveis, tendo em vista que o seu processo convencional normalmente faz uso de produtos químicos de elevada toxicidade (corantes, surfactantes, ácidos, carriers, dentre outros) e ou de temperaturas extremamente elevadas. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo buscar otimizar o processo de tingimento de tecidos de poliéster com o auxílio da cumarina como um carrier alternativo não tóxico, fazendo uso de uma ferramenta estatística. Esse trabalho também propõe a análise comparativa do processo de tingimento convencional (a 130°C) e a temperaturas inferiores com e sem a utilização de um carrier alternativo, avaliando a força colorística, a uniformidade e a resistência da cor dos substratos tingidos. As amostras foram caracterizadas quanto a propriedades mecânica, morfológica, química e colorística antes e após o tingimento. Foram utilizadas tecnologias como: Dinamômetro, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), Espectroscopia de Reflectância e de Absorbância. Os resultados mostraram que com o uso da cumarina é possível aumentar cerca de cinco vezes a força colorística do tingimento a 90°C e aumentar a intensidade da cor a 100°C em aproximadamente três vezes, quando comparadas aos tingimentos nas mesmas condições na ausência de carrier, com excelente uniformidade. No entanto a temperaturas próximas de 130°C são obtidos resultados bastante semelhantes nas amostras com e sem a utilização da cumarina, evidenciando que a energia cinética das moléculas de corante e a abertura das zonas amorfas a temperaturas elevadas são essenciais para uma maior difusão do corante para o interior da fibra.

Presidente - 2614285 - KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
Interno - 2052404 - FERNANDO RIBEIRO OLIVEIRA
Interno - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - CÁTIA GUARACIARA FERNANDES TEIXEIRA ROSSI - FANEC