Banca de DEFESA: IÊDA LETÍCIA DE SOUZA FERREIRA

DATA : 26/02/2019
LOCAL: CT - 1o ANDAR - SALA DO PPGEE

PROPRIEDADES DO TINGIMENTO REATIVO DE TECIDO DE ALGODÃO UTILIZANDO ÁGUA DO MAR

Tingimento têxtil, Água marinha, Algodão, Força colorística.

A indústria têxtil é um setor completamente dependente da água para seu pleno funcionamento, e seus processos produtivos apresentam um gasto hídrico elevadíssimo. Na área de beneficiamentos químicos têxteis, processos de desengomagem, alvejamento, tingimento e lavagens posteriores são os principais responsáveis pelo grande consumo de água. Em lado oposto a este alto consumo existe uma evidente crise dos recursos hídricos a nível mundial, atualmente já é realidade a escassez na obtenção de água doce, consequência da poluição, aspectos climáticos e da pouca disponibilidade deste tipo de água no planeta. Este fato tem levado muitos problemas às empresas têxteis, principalmente para as beneficiadoras e tinturarias. Diante disto, este trabalho trás como foco uma alternativa ecologicamente amigável para os processos de tingimento de fibra celulósicas, avaliando o uso da água do mar no processo de tingimento de tecidos de algodão com corante reativo em três cores primárias (azul, amarelo e vermelho), comparando-os com processos onde se utiliza água destilada. Como resultado foi possível observar que a água do mar no processo de tingimento não alterou características importantes dos tecidos como resistência à tração e alongamento. Além disso, depois de otimizado o processo, as amostras tingidas com água do mar apresentaram boa uniformidade e propriedades de solidez à lavagem e fricção satisfatórias, comparando-se ao processo tradicional. Com isso constatou-se que o uso da água marinha em tingimentos têxteis pode ser uma alternativa válida com elevado potencial de aplicação.

Presidente - 2239386 - JOSE IVAN DE MEDEIROS
Interno - 2052404 - FERNANDO RIBEIRO OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1345675 - CLOVIS DE MEDEIROS BEZERRA
Externo à Instituição - MAURÍCIO DE CAMPOS ARAÚJO - USP