Banca de DEFESA: THIAGO FÉLIX DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO FÉLIX DOS SANTOS
DATA : 22/02/2019
HORA: 15:00
LOCAL: CT - 1o ANDAR - SALA DO PPGEE
TÍTULO:

ESTUDO DAS PROPRIEDADES FOTODEGRADATIVAS E DE DESEMPENHO AO IMPACTO DE FLUIDOS NÃO-NEWTONIANOS IMPREGNADO EM TECIDO DE KEVLAR®.


PALAVRAS-CHAVES:

Shear thickening fluid, resistência à facada, tecido de alto desempenho, impacto balístico e fotodegradação.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo estudar acerca das propriedades fotodegradativas e de desempenho ao impacto de fluidos não-newtonianos (STF), compostos de nanoSilica, PoliEtilenoGlicol (PEG) e etanol sob diferentes concentrações e que por sua vez, foram impregnados por difusão e fuorlardagem sob tecidos de kevlar® que posteriormente foram secos por ramagem (especifica condição de tempo e temperatura). Inicialmente realizamos um estudo preliminar, sendo assim, nos STF’s foram adicionado agente de acoplamento de silano com o intuito estudar a sua influência principalmente nos resultados de resistência ao impacto, adesão e na flexibilidade das camadas de tecido Kevlar® impregnadas. Os resultados obtidos demonstram que a adição de agente de acoplamento de Silano fornece um aumento de força na resposta do STF. Revela melhora na absorção de energia de impacto, aumento significativo na adesão, redução na profundidade de penetração e na flexibilidade. Isso demonstra que o uso do agente de acoplamento de Silano promove maior melhoria no desempenho da resistência à penetração balística dos painéis de compósitos protetores. Em resultados obtidos acerca das diferentes composições do STF e da orientação das camadas de tecidos de Kevlar, evidenciam que o desempenho de proteção ao impacto dependem do atrito entre fios, adesão do STF, geometria da lamina da faca e principalmente da absorção e dissipação da energia residual do impacto que por sua vez é diretamente a conteúdo de nanoparticulas e consequentemente inversamente proporcional a quantidade de PEG presente composição do STF.  Contudo, visando estudar a influência dos fenômenos fotodegradativos  foi usado apenas a amostra C3, a qual apresentou melhores resultados de desempenho ao impacto e a amostra controle. Esperasse que as amostras impregnadas STF obtenham maior resistência a fotodegradação se comparado a amostras  não impregnadas (controle) e consequentemente aumente o tempo da vida útil das amostras de Kevlar impregnadas com STF. A resistência a fotodegradação  foi avaliada por resistência ao impacto usando o teste Drop Tower e balístico, espectroscopia, FTIR e MEV.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÉCIO JOSÉ DE LACERDA LIMA - UFCA
Interno - 2052404 - FERNANDO RIBEIRO OLIVEIRA
Presidente - 2239386 - JOSE IVAN DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 3217842 - MARCOS SILVA DE AQUINO
Notícia cadastrada em: 12/02/2019 12:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao