Banca de DEFESA: LEONARDO AUGUSTO MOREIRA DOURADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO AUGUSTO MOREIRA DOURADO
DATA: 11/02/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - CT/UFRN
TÍTULO:

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE CONTATOS SECOS E LUBRIFICADOS EM UM SISTEMA TRIBOLÓGICO


PALAVRAS-CHAVES:

Tribologia; Aço AISI 52100; Ensaio de Rolamento; Desgaste; Lubrificante; Nível de Pressão Sonora; Aquecimento do Contato.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Desenvolveu-se uma bancada para ensaios de rolamento axial, em laboratório, por variação do par “PV”, pressão de contato e velocidade relativa atuante em um sistema tribológico. Viabilizou-se um método para avaliação de danos por desgaste nos corpos de aço AISI 52100 em contato seco e lubrificado. As energias geradas e dissipadas no sistema foram medidas ao longo da vida do contato, através do monitoramento da potência elétrica fornecida ao motor da bancada, do aquecimento próximo ao contato, Tc-Ta [°C], da energia elástica vibracional, avaliada indiretamente pela velocidade global de vibração, VGV[RMS (mm/s)], da energia acústica dada pelo Nível de Pressão Sonora, NPS [dB]. Foi estabelecida uma hipótese investigativa e baseada nela foram desenvolvidos ensaios a seco, lubrificados com óleos contaminados e não contaminados com limalha de óxido de ferro, e lubrificados com graxa de uso geral da NSK, grafitada e aditivada com bissulfeto de molibidênio (MoS2). Após os ensaios, os dados coletados foram tratados e analisados com a utilização das seguintes técnicas de análises: microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura (MEV), as quais permitiram avaliar o desgaste das superfícies em contato relativo. A bancada se mostrou eficaz no que diz respeito à sua aplicação e geração de dados significativos do desgaste dos materiais em contato de rolamento axial e respectiva avaliação dos óleos lubrificantes utilizados durante o processo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 347652 - CLODOMIRO ALVES JUNIOR
Interno - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
Presidente - 347080 - JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - JOSE DE ANCHIETA LIMA - IFRN
Notícia cadastrada em: 31/01/2012 17:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao