Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL DE LIMA BERNARDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL DE LIMA BERNARDINO
DATA : 03/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 414 do CTEC - UFRN
TÍTULO:

Estudo do uso de uma seção transversal de absorção com uma ou mais propriedades termodinâmicas constantes natransferência de calor radiativa em gases participantes não-uniformes.


PALAVRAS-CHAVES:
seção transversal de absorção, pressão, temperatura, fração molar, cálculo linha-por-linha.

PÁGINAS: 81
RESUMO:
O cálculo preciso da transferência de calor por radiação em gases participantes requer um conhecimento detalhado dos dados espectrais das propriedades radiativas. Isso pode ser alcançado por meio do cálculo linha-por-linha ou utilizando um modelo espectral preciso. Em ambos os casos, a seção transversal de absorção é obtida de banco de dados de alta resolução espectral, que possuem parâmetros de milhões de linhas espectrais. A seção transversal de absorção depende do estado termodinâmico do gás, sendo uma função da temperatura, pressão e concentração da espécie química, que variam com a localização em gases não-uniformes. Portanto, em simulações numéricas, a seção transversal de absorção deve ser calculada e armazenada para diversos estadosdo gás, requerendo consideráveis recursos computacionais. Além disso, a dependência da seção transversal de absorção com as propriedades locais do gás traz complexidade em problemas envolvendo gases participantes. Este trabalho propõe e avalia uma aproximação em que a seção transversal de absorção é obtida tomando uma ou mais propriedades termodinâmicas como constantes. Resultados da transferência radiativa com base nessa aproximação são obtidos e analisados. As propriedades locais são temperatura, fração molar de cada espécie química e pressão. A aproximação reduz a complexidade dos problemas e o tamanho do banco de dados da seção transversal de absorção. Os casos teste foram aplicados para gases compostos por CO2 e ar, H2O e ar e mistura de CO2, H2O e ar. Meios uniformes e não-uniformes foram considerados na composição dos gases. Frações molares de CO2 e H2O entre 5 % e 100 % foram consideradas, enquanto que a temperatura variou de 500 K a 2500 K. A pressão nos casos teste foi igual a 1 atm, com exceção para aqueles relativas à aproximação pela pressão, em que a pressão foi de 3 atm. Os resultados demonstraram que a aproximação em que a seção transversal de absorção é obtida para uma fração molar fixa pode ser altamente precisa quando aplicada a gases não uniformes.
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2014591 - ANDRE JESUS SOARES MAURENTE
Interno - 1753416 - EDUARDO JOSÉ CIDADE CAVALCANTI
Externa à Instituição - ALINE ZIEMNICZAK - UFRGS
Notícia cadastrada em: 24/01/2020 22:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao