Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE RODRIGUES DE FREITAS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE RODRIGUES DE FREITAS NETO
DATA : 01/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 414 do CTEC - UFRN
TÍTULO:

MODELAGEM, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE UM OSCILADOR COM UM COMPÓSITO HÍBRIDO COM MEMORIA DE FORMA.


PALAVRAS-CHAVES:

Estruturas inteligentes, controle robusto, controle inteligente, vibrações mecânicas, compósitos com memoria de forma, Caos.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Problemas envolvendo vibrações mecânicas são comuns em praticamente todos os tipos de indústrias e para tentar suprimir ou controlar essas vibrações foram desenvolvidos vários métodos ou técnicas no transcorrer da história. Entre as técnicas utilizadas pode se citados o uso de materiais ou estruturas inteligentes. Estes materiais apresentam um comportamento não linear, e a depender dos parâmetros do sistema dinâmico que os empregam podem apresentar respostas periódicas, quase periódicas ou caóticas. Diante dessa riqueza de respostas há um aumento na complexidade de predizer seu comportamento e aplicar uma técnica de controle de modo eficaz. O presente trabalho apresenta um estudo da dinâmica não linear de um oscilador com materiais inteligentes, tais como Ligas com Memoria de Forma (SMA) e Compósitos Híbridos com Memoria de Forma (SMAHC). É feita uma análise na curva Tensão-Deformação para diferentes valores de fibra de SMA no compósito e diferentes módulos de elasticidade da matriz. Também são estudadas as mudanças no laço de histerese quando essas propriedades são alteradas. Posteriormente são estudados os comportamentos dinâmicos, a capacidade de controle passivo e a eficiência na aplicação da técnica de Controle por Modos Deslizantes e Controle por Modos Deslizantes com compensador Neural frente às incertezas na modelagem do sistema, incertezas de seus parâmetros, não linearidade tipo Histerese, comprovando a robustez das técnicas. Também foram realizadas simulações para o controle de respostas caóticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1445637 - WALLACE MOREIRA BESSA
Interno - 1338331 - RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
Externo ao Programa - 2718169 - MARCIO VALERIO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 15/10/2019 14:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao