Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA NASCIMENTO BATISTA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA NASCIMENTO BATISTA VIEIRA
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Laboratório de Máquinas Hidráulicas e Energia Solar - NTI/UFRN

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPÓSITO COM MATRIZ DE RESINA POLIÉSTER E CARGA DE FIBRAS DO CAROÇO DO AÇAÍ

Fibra vegetal; biocompósito; caracterização de compósito; carga de enchimento.

Apresentam-se os processos de obtenção e fabricação de um compósito de matriz de resina poliéster tereftálica e carga de resíduos de fibras do caroço de açaí, obtidas no mercado público de Marabá (Pa), onde se faz o beneficiamento do açaí para a obtenção da polpa, destinada à alimentação (sucos, sorvetes, polpa, e outros). Testes preliminares demonstraram a viabilidade de obtenção do compósito para uma carga máxima de 15%. Foram assim escolhidas as proporções em massa de resíduos, em relação à matriz de resina poliéster, correspondentes a 5, 10 e 15%. Foram escolhidas duas configurações para o compósito: com fibras tratadas e não tratadas. O tratamento das fibras foi realizado visando a retirada de impurezas em água quente, por um período de trinta minutos. Com as formulações escolhidas foram produzidos corpos de prova, atendendo as normas pertinentes, e determinadas as  propriedades que caracterizavam os compósitos, tração, flexão, impacto, densidade, absorção de água, absorção de umidade, perda de massa no envelhecimento. Para todas as formulações os resíduos de fibras tiveram a função de carga de enchimento, pois houve uma redução das propriedades mecânicas.

Presidente - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - MARCELO DE SOUZA MARQUES - IFRN
Externo à Instituição - NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 20/08/2018 11:41