Banca de QUALIFICAÇÃO: ANAXMANDRO PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: ANAXMANDRO PEREIRA DA SILVA
DATA: 29/12/2015
LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - CT/UFRN

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DA FIBRA DE CALOTROPIS PROCERA COM POTENCIAL APLICAÇÃO NA REMOÇÃO DE HIDROCARBONETOS EM MEIO SALINO

Sorção, fibra natural, petróleo, calotropis procera, biosorvente.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Acidentes ambientais envolvendo derramamento de óleo e seus derivados em corpos hídricos e solo são comuns e preocupantes, comprometendo a qualidade do meio ambiente. Uma forma econômica e eficiente de remediar estes derramamentos de óleo é o emprego do método de sorção utilizando fibras naturais ou biomassa. O objetivo deste trabalho foi de investigar a capacidade sorvente da fibra de Calotropis Procera para remoção de petróleo em meio salino através de sua caracterização microestrutural. As análises realizadas na fibra foram: MEV, DRX, FRX, FTIR, densidade da fibra, ângulo de contato e TG/DSC. O petróleo foi classificado em seu grau API, bem como pelas análises de viscosidade e densidade. Foram realizados ensaios de adsorção, caracterizando o efluente bruto e tratado pela presença de óleos e graxas, para avaliar a eficiência da fibra como biosorvente. A fibra Calotropis Procera apresentou capacidade de sorção de hidrocarbonetos, mostrando sua viabilidade no tratamento de efluentes da indústria petrolífera em meio salino, contribuindo para a preservação ambiental.

Externo ao Programa - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2614285 - KÉSIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA