Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMSES OTTO CUNHA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMSES OTTO CUNHA LIMA
DATA: 17/11/2014
LOCAL: Auditório do Laboratório de Manufatura - NTI/UFRN

DEPOSIÇÃO DE TiN POR DESCARGA EM GAIOLA CATÓDICA ROTATÓRIA EM INSERTOS DE METAL DURO E AVALIAÇÃO DESTES NO PROCESSO DE TORNEAMENTO

Gaiola catódica rotatória, revestimento, metal duro, desgaste, torneamento.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

A demanda pelo aumento da produção na indústria da fabricação por usinagem tem conduzido a pesquisas que promovam a melhoria do desempenho das ferramentas de corte. Assim, cada vez mais estas suportam as condições severas impostas pelo processo de usinagem. Entretanto, por melhor que estejam definidos os parâmetros de corte adotados, a ferramenta irá sofrer desgaste devido às solicitações tribológicas do sistema e terá que ser substituída, interrompendo a produção. Este fenômeno é bastante comum em ferramentas de metal duro, devido a sua alta dureza e baixa tenacidade. Isto motivou o processo de revestimentos das mesmas com filmes duros que conferem às ferramentas propriedades que, somadas às do material do seu substrato, prolongam sua vida útil. Alguns processos de deposição convencionais como CVD (Deposição Química de Vapor) e PVD (Deposição Física de Vapor) demandam energia e temperatura elevadas e rígido controle sobre a limpeza superficial para garantir adesão entre revestimento e substrato, além da deposição não ser uniforme em peças de geometria complexa e de gerarem resíduos poluentes. Técnicas de deposição por plasma como ASPN (Nitretação à Plasma em Tela Ativa) resolvem esses inconvenientes e ainda permitem ótimo controle das fases depositadas. Este trabalho tem por objetivo propor uma solução para o problema da dificuldade de deposição de revestimentos em insertos de metal duro pela aplicação da técnica de deposição de filmes duros por plasma utilizando descarga em Gaiola Catódica Rotatória. Esta técnica de deposição, baseada na ASPN, foi desenvolvida no Laboratório de Processamento de Materiais por Plasma da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e promove a melhor adesão do revestimento no substrato sem a necessidade de uma limpeza prévia e garante uniformidade da camada revestida em todas as faces da peça. Para tanto, insertos de metal duro serão revestidos por Descarga em Gaiola Catódica Rotatória e conduzidos a ensaios de torneamento, para avaliar o desempenho dessas ferramentas em relação a ferramentas revestidas encontradas no mercado. Também serão realizados ensaios de caracterização para avaliar a adesão do revestimento ao substrato. Como resultado espera-se obter camadas uniformemente depositadas, com maior adesão do revestimento ao substrato, e que suportem satisfatoriamente as cargas tribológicas inerentes do processo de usinagem por torneamento.

Presidente - 1545410 - ANDERSON CLAYTON ALVES DE MELO
Interno - 1481705 - SALETE MARTINS ALVES
Externo ao Programa - 2550377 - THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
Notícia cadastrada em: 09/10/2014 19:11