Banca de DEFESA: NAILTON TORRES CÂMARA

DISCENTE: NAILTON TORRES CÂMARA
DATA: 19/09/2014
LOCAL: Laboratório de Máquinas Hidráulicas e Energia Solar - NTI/UFRN

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DAS FIBRAS DE ALGODÕES COLORIDOS NATURALMENTE E ECOLOGICAMENTE CORRETAS CULTIVADOS NOS ASSENTAMENTOS DO MUNICÍPIO DE GUAMARÉ/RN

Algodão colorido; produtividade; características técnicas; fibras.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Neste trabalho foram avaliadas a produtividade e as características técnicas das fibras dos acessos de algodão colorido existentes no Banco de Germoplasma da EMBRAPA Algodão. Buscou-se, através do programa de melhoramento, elevar a resistência, finura, comprimento e a uniformidade das fibras de algodão, bem como estabilizar a coloração das fibras nas tonalidades BRS Rubi, BRS Topázio, BRS Verde e BRS Marrom e elevar a sua produtividade no campo. Primeiramente, foi feita a seleção individual com teste de progênies das sementes, e, posteriormente, o método de hibridação seguido de seleção genealógica para se obter variações nas tonalidades de cores. As variedades BRS Verde, BRS Rubi, BRS Marrom e BRS Topázio foram produzidas, analisadas e comparadas com os algodões existentes na região. As propriedades das fibras foram dimensionadas nos aparelhos Classifiber, NATI, Pressley, Micronaire. As fibras branca e topázio, foram as que apresentaram maior comprimento 32-34mm e maior resistência 7,94 lb/mg e 7,97 lb/mg respectivamente, além de apresentam finura com menor valor de índice micronaire 3,71μg/pol e 3,73 μg/pol e baixo índice de fibras curtas. Os resultados foram bastantes promissores para utilização dos algodões geneticamente melhorados indústria têxtil.

Externo à Instituição - JOSÉ DE ANCHIETA LIMA - IFRN
Presidente - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA