Banca de DEFESA: BRUNO NUNES MELO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO NUNES MELO DA SILVA
DATA: 02/05/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 4I3 do Setor de Aulas IV - UFRN
TÍTULO:

ANÁLISE HÍBRIDA DA MAGNETOHIDRODINÂMICA EM CANAIS COM EFEITOS HALL E DESLIZAMENTO DE ÍONS


PALAVRAS-CHAVES:

Magnetohidrodinâmica (MHD), Transformação Integral (GITT), Efeito Hall, Deslizamento de íons, Transferência de calor, Partículas sólidas.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O propósito de soluções híbridas, através da aplicação da Técnica da Transformada Integral Generalizada (GITT), permite o desenvolvimento para o tratamento do problema de escoamento com transferência de calor transiente para fluidos newtonianos condutores elétricos submetidos a campos magnéticos constantes em um canal de placas planas e paralelas com ou sem rotação do canal, matematicamente esse problema é modelado por sistemas de equações diferencias acopladas. No escoamento, as influências de efeitos Hall, deslizamento de íons e presença de partículas sólidas no escoamento são consideradas.

O escoamento transiente é mantido por gradiente de pressão constante ou exponencial, em regime permanente é considerado o movimento da placa superior bem como a advecção pelos poros da placa. O campo magnético é aplicado na direção normal ao escoamento. Assume-se que tal campo magnético é constante e não é afetado pelo escoamento, de maneira que apenas a interação de uma via entre o escoamento do fluido condutor elétrico e o campo magnético é estudada. Admite-se, no escoamento, a variação das propriedades físicas transportadas, tais como, viscosidade, condutividade térmica e elétrica com a temperatura. Resultados são obtidos e comparados com outros resultados numéricos para os campos de velocidade e temperatura do fluido e das partículas sólidas em função dos parâmetros governantes, a saber, número de Reynolds, Hartmann, hall, deslizamento de íons, concentração das partículas sólidas e parâmetros físicos. Nas soluções numéricas, obtidas com o uso das bibliotecas do IMSL® e Fortran utiliza-se precisão prescrita e trunca-se, a uma ordem finita, o sistema ordinário transformado o qual é resolvido numericamente com uso das sub-rotinas bem estabelecidas no IMSL®. É realizada análise de convergência para os principais potenciais com o objetivo de ilustrar a consistência da técnica (GITT) e a sua utilização com finalidades de benchmark nessa área da dinâmica dos fluidos e transferência de calor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANE KELLY FERREIRA DA SILVA - UFPB
Presidente - 675.142.864-20 - JOAO ALVES DE LIMA - UFPB
Externo ao Programa - 2654020 - KLEIBER LIMA DE BESSA
Interno - 1647050 - SANDI ITAMAR SCHAFER DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 16/04/2014 17:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao