Banca de DEFESA: ROSANGELA DE ARAUJO SANTOS

DATA: 13/09/2013
LOCAL: Sala I5 do Setor de Aulas IV - UFRN

CAVE MÓVEL DE BAIXO CUSTO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO

Realidade Virtual, X3D, Instant Reality, Educação, CAVE.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

No desenvolvimento deste trabalho foi investigado como as novas Tecnologias da Informação e Comunicação podem ajudar na difusão do conhecimento e a melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem nas escolas. Com este estudo constatou-se que o uso da Realidade Virtual, uma das mais novas tecnologias, vem trazendo muitos benefícios para a educação. Esta tecnologia faz com que o usuário sinta-se em um mundo real, mesmo estando vivenciando o mundo virtual. Neste trabalho de dissertação será apresentado toda a metodologia utilizada na construção de um sistema CAVE de baixo custo, bem como a implementação a partir de APIs de software livre do suporte a construção e manipulação de mundos virtuais voltados ao ensino. Utilizou-se a ferramenta Instant Reality e o X3D para realização desse trabalho. A CAVE é uma pequena sala construída em forma de cubo, onde existe projeção em algumas de suas paredes permitindo ao usuário imergir em uma realidade virtual, tendo a sensação de estar em um mundo real. O objetivo é aplicar essa nova tecnologia em escolas de ensino médio para proporcionar novos desafios no auxílio ao conhecimento, modificando os paradigmas anteriores no ensino/aprendizagem.

Presidente - 2343264 - CARLOS MAGNO DE LIMA
Interno - 350690 - ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA