Banca de QUALIFICAÇÃO: PHELIPE SENA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PHELIPE SENA OLIVEIRA
DATA: 26/07/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Setor de aulas 4 - Sala F2
TÍTULO:

Desenvolvimento de uma estratégia de otimização inspirada em algoritmos inteligentes para aplicação ao controle adaptativo em tempo real de sistemas MIMO.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Controle Adaptativo por Escalonamento de Ganhos, Adaptação em Tempo Real, Métodos de Otimização.


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação
RESUMO:

As técnicas de controle adaptativo são mais eficazes do que métodos tradicionais, porque são capazes de modificar os parâmetros do controlador em resposta a alterações verificadas, para manter um nível esperado de desempenho. Com a crescente complexidade dos sistemas dinâmicos surgem técnicas de projeto de controle baseadas em métodos inteligentes, além disto, com a necessidade de ajuste adaptativo dos parâmetros é comum a necessidade de ajuste em tempo real. Neste contexto, será proposta uma técnica de controle que combina controle adaptativo com uma ferramenta inteligente. A princípio, o objetivo é utilizar o controle adaptativo por escalonamento de ganhos e introduzir o método inteligente a fim de possibilitar a adaptação em tempo real dos parâmetros do controlador. Alguns algoritmos como Otimização por Colônia de Formigas, Otimização por Enxame de Partículas e Algoritmos Genéticos foram testados no ajuste dos parâmetros. Posteriormente, espera-se a obtenção de um método híbrido ou de um novo algoritmo, a ser desenvolvido, inspirado em técnicas inteligentes. Métodos como Redes Neurais, Lógica Fuzzy, dentre outros, ainda podem ser explorados a fim de obter uma maior gama de possibilidades para obtenção do método híbrido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1837410 - VALENTIN OBAC RODA
Interno - 1673543 - SAMUEL XAVIER DE SOUZA
Externo ao Programa - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Externo ao Programa - 1597497 - LUCIANO SALES BARROS
Externo ao Programa - 1668928 - LUIZ GONZAGA DE QUEIROZ SILVEIRA JUNIOR
Externo à Instituição - FABIANO FRAGOSO COSTA - UFBA
Notícia cadastrada em: 27/06/2013 11:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao