Banca de DEFESA: AMANDA DANIELLE OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: AMANDA DANIELLE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 26/07/2013
LOCAL: Auditório do LAUT

IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS POLINOMIAIS NARX UTILIZANDO ALGORITMOS COMBINADOS DE DETECÇÃO DE ESTRUTURA E ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS COM APLICAÇÕES PRÁTICAS

Modelagem, Identificação, Detecção de Estrutura, Estimação de Parâmetros, Modelos Polinomiais NARX, Planta Didática, Identificação Multivariável, Planta de Processamento Primário de Petróleo.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação

A modelagem de processos industriais tem auxiliado na produção e minimização dos custos permitindo a previsão do comportamento dos sistemas, supervisão de processos e projeto de controladores. A partir dos benefícios proporcionados pela modelagem, objetiva-se primeiramente, nesta dissertação, apresentar uma metodologia de identificação de modelos não-lineares com estrutura NARX, a partir da implementação de algoritmos combinados de detecção de estrutura e estimação de parâmetros. Inicialmente será ressaltada a importância da identificação de sistemas na otimização de processos industriais, especificamente a escolha do modelo para representar adequadamente as dinâmicas do sistema. Em seguida, é apresentada uma breve revisão das etapas que compõem a identificação de sistemas. Na sequência, são apresentados os métodos fundamentais para detecção de estrutura (Modificado Gram- Schmidt) e estimação de parâmetros (Método dos mínimos quadrados e Método dos mínimos quadrados estendido) de modelos. No trabalho é também realizada, através dos algoritmos implementados, a identificação de dois processos industriais distintos representados por planta de nível didática, que possibilita o controle de nível e vazão, e uma planta de processamento primário de petróleo, que tem como objetivo realizar o tratamento primário do petróleo em plataformas petrolíferas. A dissertação é finalizada com uma avaliação dos desempenhos dos modelos obtidos, quando comparados com o sistema. A partir desta avaliação será possível observar se os modelos identificados são capazes de representar as características estáticas e dinâmicas do sistema, e assim possibilitar a escolha do modelo mais apropriado para descrever os sistemas utilizados no desenvolvimento desta dissertação.

Presidente - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Interno - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo à Instituição - LUÍS FERNANDO ALVES PEREIRA - UFRGS