Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDEZ ARAGAO DE ALMEIDA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDEZ ARAGAO DE ALMEIDA FILHO
DATA: 20/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: 4F1
TÍTULO:

Aplicação de Superfícies Seletivas em Frequência para Melhoria de Resposta de Arranjos de Antenas Planares


PALAVRAS-CHAVES:

Arranjos de Antenas Planares, Superfícies Seletivas em Frequência, Redução de Dimensões, Modificação de Parâmetros de Radiação.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo apresentar como a aplicação de superfícies seletivas em frequência (FSS) em arranjos de antenas planares se torna uma alternativa para se obter características de radiação desejadas, a partir de alterações em parâmetros de radiação dos arranjos, tais como largura de banda, ganho e diretividade. Além de analisar esses parâmetros, também é feito o estudo do acoplamento mútuo entre os elementos do arranjo. Para realizar tal estudo, foram projetados três arranjos de antenas de microfita, cada um com um tipo de alimentação diferente (rede de alimentação, alimentação isolada e alimentação coaxial). Outra modificação feita no arranjo e colocada nas simulações foi a utilização do plano de terra truncado, com o objetivo de aumentar a largura de banda e miniaturizar os elementos do arranjo. Para poder estudar o comportamento das superfícies seletivas em frequência aplicadas em arranjos de antenas, foram propostos três layouts diferentes. O primeiro layout consiste em utilizar a FSS como superstrato (acima do arranjo). O segundo consiste em utilizar a FSS como elemento refletor (abaixo do arranjo). O terceiro layout consiste em colocar o arranjo entre duas camadas de FSS, tanto em cima quanto abaixo. Resultados simulados para cada uma das configurações propostas são apresentados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Interno - 6345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Externo ao Programa - 346385 - RONALDO DE ANDRADE MARTINS
Externo à Instituição - ROBSON HEBRAICO CIPRIANO MANICOBA - UESB
Notícia cadastrada em: 20/11/2012 13:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao