Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA MENDES PACHECO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA MENDES PACHECO
DATA: 22/08/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Setor 4
TÍTULO:

Modelo Fuzzy para Análise de Leucócitos


PALAVRAS-CHAVES:

Processamento digital de imagens, lógica fuzzy, segmentação de imagens, leucograma, células sanguíneas, leucócitos.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Biomédica
SUBÁREA: Bioengenharia
RESUMO:

Apresenta-se neste trabalho um modelo computacional inteligente para a análise quantitativa e qualitativa de leucócitos presentes em imagens microscópicas de esfregaços sanguíneos. Utilizando-se técnicas de processamento digital de imagens e lógica fuzzy, o modelo realiza a segmentação das regiões de interesse com base nas cores presentes na imagem previamente corada e, na sequência, propõe a classificação dos leucócitos utilizando descritores como cor, forma e textura.

O objetivo principal do modelo é realizar a contagem total e diferencial dos leucócitos em um leucograma de forma automatizada, diminuindo o trabalho manual e aumentando a sua precisão e eficiência. São utilizadas para testes imagens microscópicas previamente capturadas e disponibilizadas em um banco de imagens público com fins educacionais.

O modelo contribui ainda com a delimitação de uma base de conhecimento especialista composta por regras provenientes da área de hematologia para a correta segmentação e qualificação dos diversos tipos de leucócitos, no auxílio à elaboração do hemograma e em processos posteriores de diagnóstico na área hematológica.

O sistema fuzzy que sustenta a segmentação de imagens proposta no modelo é baseado na cor dos elementos de interesse e pode sofrer reestruturações a fim de acomodar-se a problemas que envolvam processos de segmentação baseados em outras cores oferecendo, assim, contribuições às mais diversas áreas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525151 - ANA MARIA GUIMARAES GUERREIRO
Interno - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Interno - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Externo ao Programa - 2613423 - HELIANA BEZERRA SOARES
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO GARCIA DE CARVALHO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 02/08/2012 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao