Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAN ROBSON SILVA VENCESLAU

DATA: 31/07/2012
LOCAL: Sala 02 - DCA

DETECCAO E DIAGNOSTICO DE AGARRAMENTO EM VALVULAS

Agarramento de  Válvulas Posicionadoras, Detectar de Falhas, Redes Neurais.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais

A automação industrial vem experimentando grande desenvolvimento nos anos recentes, muito em função dos desenvolvimentos tecnológicos nas áreas de eletrônica digital e informáticas, resultando em um ambiente cada vez mais preciso, eficiente, confiável e seguro. Além disso, torna possível o monitoramento dos produtos desde a sua fase inicial de produção, no chão de fábrica, até o seu contato com o mercado, o que possibilita um maior controle de tudo o que acontece no processo de fabricação de produtos industrializáveis dos mais diferentes setores.

Mesmo com todo esse aparato tecnológico, motivos para continuar aumentando o grau de automação na supervisão dos processos ainda sobram. Além da concorrência cada vez mais acirrada em diversos setores da indústria, existe ainda o contínuo aumento das restrições econômicas, ambientais e de segurança sobre a operação de processos industriais. Toda essa demanda crescente por eficiência, qualidade dos produtos, redução de custos e a integração dos vários sistemas de controle no setor industrial, aliado aos preços elevados envolvidos em seus processos e à inquestionável necessidade de segurança, justificam a importância da supervisão (ou monitoramento) e dos sistemas de detecção e diagnóstico de falhas envolvendo tais processos.

A detecção e o diagnóstico prematuro de uma falha enquanto o processo ainda está operando em uma região controlável pode ajudar a evitar um comportamento inesperado do sistema, o que pode vir a evitar perdas bastante consideráveis como: paralização de processos, danos a equipamentos de custo elevado e de fundamental importância, acidentes envolvendo vidas humanas. O que se traduz, entre outras coisas, em perdas financeiras que podem chegar a valores bastante elevados, dependendo do tamanho e do setor da indústria em questão. Considerando o interesse em descobrir em tempo hábil, possíveis problemas nos processo industriais, deseja-se criar uma ferramenta de auxílio à supervisão que traga contribuições significativas ao ambiente industrial, aumentando a eficiência e a precisão no que se trata de detecção e diagnóstico de falhas.

Uma falha em um processo industrial pode ocorrer devido a inúmeros fatores. De acordo com Jelali, os fatores que comprometem o desempenho de malhas de controle são de maneira geral: erros de projeto, mau-funcionamento de sensores e atuadores, estrutura ou sintonia de controles e falta de manutenção.

No que se referem aos atuadores em um processo industrial, os mais encontrados nas malhas de controles das plantas industriais são as válvulas posicionadoras. Essas válvulas apresentam características não lineares (histese, zona-morta, agarramento, entre outras) provocadas pelo atrito entre as partes móveis da válvula. Esta não linearidade pode causar efeitos indesejáveis como erros estacionários e comportamento oscilatório. Muitos pesquisadores consideram o atrito em válvulas de controle um dos fatores mais relevantes para problemas de desempenho em malhas de controle.

Estudos mostram que cerca de 30% das malhas encontradas na indústria oscilavam devido a problemas relacionados às válvulas de controle. Dentre os vários tipos de não linearidade presentes em válvulas posicionadoras, o agarramento é o tipo mais comum. Sendo assim, desenvolver técnicas que possam detectar e diagnosticar esse problema é bastante importante para a indústria.

É diante dessa realidade que este trabalho vem a contribuir com o estudo e análise de técnicas de detecção de falhas em válvulas posicionadoras. Neste trabalho é apresentada uma proposta baseada em Redes Neurais Artificiais para detectar e quantificar a quantidade de agarramento em uma válvula.

Presidente - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Interno - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Externo ao Programa - 1555898 - DIEGO RODRIGO CABRAL SILVA
Notícia cadastrada em: 23/07/2012 09:34