Banca de DEFESA: JEAN PAUL DUBUT

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JEAN PAUL DUBUT

DATA: 15/07/2010

HORA: 09:00

LOCAL: Auditório do LAUT/UFRN

TÍTULO:

Conversor CC/CA de Alta Freqüência Baseado em Inversores Ressonantes com Comutação Seqüencial para Excitação de uma Tocha Indutiva a Plasma Térmico.


PALAVRAS-CHAVES:

Conversor CC/CA, Comutação Seqüencial, Tocha Indutiva, Plasma Térmico.


PÁGINAS: 120

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência

ESPECIALIDADE: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência

RESUMO:

Este trabalho descreve o estudo, a análise e a metodologia de projeto de um conversor ressonante CC/CA de alta freqüência usando técnicas de comutação seqüencial (sequential pulse gating), para a excitação de uma tocha indutiva a plasma térmico. Esta tese objetiva mostrar a potencialidade desta nova técnica de modulação e apresentar uma alternativa tecnológica para o projeto de conversores de potência em altas freqüências. O conversor ressonante opera na freqüência nominal de 400kHz, com potência de 50kW, e é constituído por células inversoras empregando chaves IGBTs de comutação rápida. Para minimizar as perdas de comutação no corte, as células ressonantes operam no modo de chaveamento suave “ZVS”, referenciado por uma malha “PLL” modificada que mantém esta condição estável em função das variações de carga. A estratégia de comando empregada permite operar os dispositivos IGBTs no seu limite superior de corrente usando a propriedade “derating” proporcionada pelo modo de seqüenciamento e aproveitar o efeito de multiplexação que soma as freqüências de cada um dos inversores. A saída do conversor é conectada a um circuito ressonante série formado pelo aplicador da tocha a plasma e um capacitor de compensação, por intermédio de um transformador de adaptação de impedâncias. Inicialmente, é feita uma retrospectiva das razões que originaram e motivaram o desenvolvimento deste projeto. Na seqüência dos capítulos desta tese é apresentada a planta onde o conversor está sendo usado, o estudo das diversas soluções e topologias usadas em conversores ressonantes, as possíveis estratégias de comando, a análise e modelagem do sistema, o dimensionamento e a implementação dos módulos, bem como os resultados experimentais e ensaios conduzidos em laboratório como forma de validar as metas estabelecidas e comprovar o pleno atendimento das especificações propostas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE MAGNUS FERNANDES GUIMARAES - CEFET/BA
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Externo à Instituição - FERNANDO SOARES DOS REIS - PUC - RS
Externo ao Programa - 348122 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
Notícia cadastrada em: 06/07/2010 18:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao