Banca de QUALIFICAÇÃO: WERBET LUIZ ALMEIDA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WERBET LUIZ ALMEIDA DA SILVA
DATA : 14/11/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do LAUT
TÍTULO:

Implementação da técnica ADRC (Active Disturbance Rejection Control) no Controle de Posição Radial de Uma Máquina de Indução Sem Mancal Com Bobinado Dividido.


PALAVRAS-CHAVES:

ADRC, máquina de indução, controle de posição radial.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo realizar o controle da posição radial do rotor de uma máquina trifásica de indução sem mancal, com bobinado dividido e estrutura de acionamento otimizada, através da técnica ADRC (Active Disturbance Rejection Control). O desenvolvimento de técnicas de controle vetoriais, juntamente com dispositivos microcontroladores e eletrônicos de potência alavancaram o uso das máquinas assíncronas e as tornaram a topologia de motor mais eficiente e utilizada hoje no mundo. Estudos apontam que o componente que mais demanda manutenção em uma máquina elétrica são os mancais mecânicos. Afim de diminuir o número de eventos de manutenção e outros problemas como ruído e vibrações, diversas pesquisas vem sendo realizadas para o desenvolver e otimizar as estruturas de máquinas com suspensão magnética. Esse tipo especial de máquina elétrica tem sua operação fortemente dependente da aplicação de sistemas de controle em malha fechada. Por ser um sistema multivariável, não-linear, variante no tempo e com variáveis acopladas, demanda estratégias mais avançadas de controle para uma operação eficiente e com bom desempenho dinâmico. A técnica ADRC tem se mostrado eficiente em sistemas com essas características. O controlador ADRC considera o distúrbio total (composto por pelas diâmicas não modeladas, não-linearidades, incertezas e variações de carga) como um novo estado do sistema, a ser estimado em tempo real através de um observador de estado estendido. Deste modo, esses distúrbios podem ser compensados em tempo real, eliminando erros de regime e com boa resposta a distúrbios de formal geral. Esta técnica será aplicada como controlador posição e os resultados serão comparados com trabalhos anteriores para operação do sistema com e sem carga aplicada ao eixo da máquina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 350693 - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Externo à Instituição - ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL - UFERSA
Externo à Instituição - JOSE ALVARO DE PAIVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 14/11/2019 12:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao