Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ KLEITON EWERTON DA COSTA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ KLEITON EWERTON DA COSTA MARTINS
DATA : 28/06/2019
HORA: 16:00
LOCAL: DCA - Sala 2
TÍTULO:

Um novo método para sintonia de controladores PID não lineares sob restrições usando modelo Fuzzy Takagi-Sugeno


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo Fuzzy Takagi-Sugeno, Compensador Paralelo Distribuído, Controlares PID, Funções de Lyapunov Poliédricas.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Majoritariamente, os controladores existentes nas indústrias são da família PID (Proporcional
-Integral-Derivativo) desenvolvidos para sistemas lineares, apesar dos processos serem não lineares. Por isso, apresentam perda de desempenho significativa quando atuam fora do ponto de operação para o qual foram projetados. Uma alternativa de controlador é o chamado de PDC (Compensador Paralelo Distribuído) que, a partir de um modelo Fuzzy Takagi-Sugeno, resulta em um controlador não linear.
O modelo Fuzzy Takagi-Sugeno é intrinsecamente não linear, devido às funções de pertinência que compõem  sua estrutura. Com isso, esse modelo pode representar sistemas não lineares de tal forma que, a partir do modelo físico do sistema é possível obter um modelo Fuzzy Takagi-Sugeno  que o represente de forma exata, o que contribui para a obtenção do PDC. O modelo Fuzzy Takagi-Sugeno pode ser representado pela composição de modelos locais. Na metodologia do controlador PDC são  projetados controladores locais, que pode ser um PID, para cada modelo local, assim apresenta a mesma estrutura de regras do modelo Fuzzy Takagi-Sugeno, ou seja, o controlador compartilha as mesmas funções de pertinência.

Normalmente, a garantia de estabilidade do PDC leva em consideração uma função de Lyapunov quadrática como candidata permitindo assim que seja testada por desigualdades matriciais lineares (LMIs) que são solucionáveis usando algoritmo eficientes de otimização convexa. Entretanto, funções de  Lyapunov poliédricas vêm apresentando vantagens em relação a função quadrática  sobretudo no que se refere a satisfação de restrições nas variáveis de estado, entrada e saída  mostrando sua potencialidade em ser utilizada para a garantir estabilidade e desempenho de um sistema controlador por PDC. Em vista disso, este trabalho apresenta uma proposta de formulação de uma metodologia para a obtenção de controladores PID não lineares usando modelo Fuzzy Takagi-Sugeno em conjunto com funções de Lyapunov poliédricas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Interno - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Interno - 1445637 - WALLACE MOREIRA BESSA
Externo à Instituição - LEANDRO LUTTIANE DA SILVA LINHARES - IFRN

Notícia cadastrada em: 25/06/2019 20:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao