Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO THIAGO VALERIO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO THIAGO VALERIO DE SOUZA
DATA : 14/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de videoconferência do PPgEEC
TÍTULO:

Sensoriamento Espectral e Detecção de Sinais em Canais de Comunicação Variantes no Tempo Caracterizados pelo Desvanecimento por Múltiplos Percursos de Propagação, Ruído Impulsivo e Desvios Doppler.


PALAVRAS-CHAVES:

Sensoriamento Espectral, Multiple-Input and Multiple-Output, Processos Cicloestacionários Angular-Temporal, Correntropia, Ruído Impulsivo.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Em sistemas de comunicação sem fio modernos os sinais de informação devem ser transmitidos com alta confiabilidade e taxas de dados elevadas. Uma das possíveis soluções empregadas pelos sistemas sem fio para atingir os critérios desejados de transmissão consiste no emprego de múltiplas antenas transmissoras e/ou receptoras, e de técnicas de processamento de dados adequadas aos múltiplos canais de comunicação estabelecidos pelas múltiplas antenas. Esses sistemas são denominados genericamente por sistemas MIMO (Multiple Input - Multiple Output) e estão sendo considerados para o desenvolvimento de novos padrões de comunicação, incluindo as redes celulares 5G e os rádios cognitivos. Devido às altas taxas de transmissão e ao predomínio de ambientes urbanos de comunicação, os sistemas MIMO estão sujeitos a canais variantes no tempo, caracterizados por desvanecimento por múltiplos percursos, desvios Doppler e ruído impulsivo. Neste trabalho são propostas técnicas de detecção e sensoriamento espectral de sinais em sistemas MIMO em canais caracterizados por essas interferências. A técnica de recepção proposta é uma generalização do detector MLD (Maximum Likelihood Detector - MLD) para canais caracterizados por ruídos impulsivos, através do uso da correntropia. A técnica de sensoriamento proposta se fundamenta no processamento de processos ciclo-não-estacionários, e emprega uma análise cicloestacionária conjunta no domínio temporal-angular. As técnicas propostas são analisadas em canais com desvanecimento variante no tempo, ruído impulsivo e desvios Doppler.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALUISIO IGOR REGO FONTES - IFRN
Externo ao Programa - 2757086 - JOILSON BATISTA DE ALMEIDA REGO
Presidente - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA
Interno - 1412682 - VICENTE ANGELO DE SOUSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/12/2018 09:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao