Banca de QUALIFICAÇÃO: ROANA D'ÁVILA SOUZA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROANA D'ÁVILA SOUZA MONTEIRO
DATA : 05/12/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 02 - DCA
TÍTULO:

Algoritmo direto para localização de faltas em linhas de transmissão com parâmetros elétricos desconhecidos e registros de sinais dessincronizados.


PALAVRAS-CHAVES:

Localização de Faltas, Sincronização de Registros Oscilográficos, Linhas de Transmissão.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Com o crescimento dos sistemas de energia, em tamanho e complexidade, as Linhas de Transmissão (LT) estão cada vez mais suscetíveis a ocorrência de distúrbios, destacando-se o curto-circuito como o evento mais preocupante para o Sistema Elétrico de Potência (SEP). Nesses casos, a LT defeituosa deve ser desconectada do SEP com rapidez e precisão, para remover a situação de emergência de todo o sistema. Para que o sistema tenha alta confiabilidade, as concessionárias de energia elétrica precisam identificar o local do defeito o mais breve possível. Dessa forma, tem se tornado prática comum das concessionárias o uso de algoritmos localizadores de faltas. A maioria desses algoritmos, existentes na literatura, necessitam de ferramentas para sincronização das medidas de tensão e corrente, entre os terminais da linha, como também dos parâmetros de circuito equivalente. Portanto, tem-se procurado desenvolver estratégias que melhorem a exatidão desses localizadores. Nesse trabalho foram propostas novas metodologias de sincronização entre registros oscilográficos e de localização de faltas, baseados na teoria de fasores fundamentais, independente dos parâmetros elétricos da linha de transmissão e de processos iterativos. O algoritmo de sincronização de registros proposto é independente das características transitórias dos sinais de falta, já que depende apenas dos fasores de tensão e corrente pré-falta. Além disso, identifica ângulos de sincronização em qualquer quadrante, e é insensível às condições de operação do sistema. A ferramenta desenvolvida para localização de falta necessita de fasores de corrente e tensão pré e pós falta, funciona para todos os tipos de faltas (simétricas e assimétricas), e para LTs transpostas e não transpostas. A avaliação desses algoritmos é realizada por meio de simulações de faltas através do software ATPDraw. Os resultados obtidos comprovam a eficiência dos métodos em encontrar o ângulo de sincronização entre dois terminais de uma LT, e de encontrar o local de falta com boa precisão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 346989 - JOSE TAVARES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FELIPE VIGOLVINO LOPES - UnB
Externo à Instituição - MELINDA CESIANARA SILVA DA CRUZ - UFERSA
Notícia cadastrada em: 20/11/2018 15:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao