Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO DEYVID DANTAS DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO DEYVID DANTAS DE MEDEIROS
DATA : 06/07/2018
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO PARA GERENCIAMENTO DA OPERAÇÃO ONLINE DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM DESPACHO ÓTIMO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA.


PALAVRAS-CHAVES:

Otimização, Geração Distribuída, Distribuição de Energia Elétrica, Fluxo de Potência Online.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Atualmente, com o crescente incentivo à utilização de fontes alternativas e renováveis de energia, aumentou-se a quantidade de geradores conectados às redes de distribuição de energia elétrica. Dentre os quais estão, por exemplo, os parques eólicos, sistemas de energia solar fotovoltaica e sistemas de cogeração formando a chamada Geração Distribuída.


Diante deste panorama mundial, torna-se iminente a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias e programas computacionais que possibilitem a otimização das conexões de geradores durante a operação em tempo real (online) do sistema elétrico. Isto deve ser realizado de forma que, dentre outras vantagens, as estratégias de controle sejam aperfeiçoadas e a eficiência, aumentada.


Este trabalho propõe a criação de um algoritmo para auxiliar no gerenciamento da operação online de redes de distribuição de energia elétrica com geração distribuída. Este deve ser desenvolvido de maneira que processe as informações em curtos intervalos de tempo, de forma a viabilizar sua aplicação em tempo real no sistema. Basicamente, esta ferramenta computacional calcula o despacho ótimo da geração distribuída nas barras da rede, auxiliando o operador e/ou sistemas em tomadas de decisões mais rápidas e precisas.


Por se tratar de um problema no qual o espaço de busca é amplo e com a possibilidade de mínimos locais, optou-se em utilizar alguns métodos de otimização, como os métodos do Gradiente e Lagrange, mais adequados para este tipo de problema. Através da sua aplicação, pode-se encontrar o ponto ótimo de operação da rede em tempo real, de modo a otimizar as perdas técnicas do sistema. Para a simulação do sistema, optou-se pelo método de fluxo de carga Soma de Potências, desenvolvido para sistemas radias de média tensão e apresentando uma convergência rápida e precisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Externo à Instituição - MELINDA CESIANARA SILVA DA CRUZ - UFERSA
Notícia cadastrada em: 21/06/2018 17:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao