CONCURSO UFBA

Concurso Público para o Departamento de Engenharia Elétrica da UFBA (4 Vagas)

A Universidade Federal da Bahia lançou o Edital 03/2009 de Concurso Público para Docente do Magistério Superior, onde foram alocadas quatro vagas para o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), na categoria de Professor Adjunto com dedicação exclusiva, com requisito mínimo de título de doutor, conforme edital disponível em http://www.concursos.ufba.br/docentes/2009/editais/edital032009_docente_salvador.pdf.  O quadro de distribuição de vagas é o seguinte:

- Uma vaga para a para Processamento de Sinais;
- Uma vaga para Sistemas Elétricos de Potência;
- Uma vaga para Eletromagnetismo e Antenas e Propagação;
- Uma vaga para Sistemas de Comunicação.

O DEE da UFBA está localizado no Campus de Ondina - Alto da Federação, em Salvador-BA. O DEE conta atualmente com 17 docentes de dedicação exclusiva possuidores de título de doutor, de um total de 22 docentes. O DEE é o principal responsável por ofertas de componentes curriculares para os cursos de graduação em Engenharia Elétrica e em Engenharia de Computação (noturno) e oferta também a disciplina eletricidade aos demais cursos de graduação em engenharia da UFBA.  Em termos de pós-graduação, o DEE é o responsável pela condução das atividades de ensino, pesquisa e orientação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFBA. O PPGEE oferta cursos de Mestrado em Engenharia Elétrica e de Doutorado em Engenharia Elétrica.

A infra-estrutura do DEE compreende laboratórios de ensino e pesquisa, secretaria de apoio, salas de professores, etc. Relativo às áreas em concurso, existem laboratórios de processamento de sinais (onde também são realizadas atividades em sistemas de comunicações), de antenas e de sistemas de potência, e interesse em criação de novos laboratórios. Docentes do DEE têm anualmente captado recursos frente a diversas agências de fomento e empresas privadas objetivando a manutenção e ampliação de sua infra-estrutura.

Os docentes vinculados ao DEE e ao PPGEE têm aumentado sua inserção nas comunidades científicas correlatas de forma significativa nos últimos anos, o que é evidenciado pela ampla participação de seus docentes em comissões julgadores de trabalho de conclusão de cursos e de concursos públicos, em comissões de organização de eventos científicos (como o Congresso Brasileiro de Automática 2006, o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial 2008 e o Simpósio Brasileiro de Redes Neurais 2008).

Como grupo, estes docentes objetivam tornarem-se referências nacionais em suas respectivas áreas nos próximos 6 anos, e para isso convidam pesquisadores virtuosos e que atendam ao perfil esboçado no edital acima citado, interessados em crescimento profissional pessoal e em grupo, competentes, com elevada capacidade de trabalho individual e em grupo, com capacidade de cultivar e manter bom ambiente de trabalho,  a candidatarem-se às vagas disponibilizadas e por fim juntarem-se a este projeto de desenvolvimento e colher os seus frutos em tempo apropriado.

O estado da Bahia, situado na região nordeste do país, possui grande extensão territorial e aproximadamente 1.000 km de praias, muitas delas reconhecidas nacionalmente e internacionalmente como muito belas.

A cidade de Salvador possui uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes,  sendo a terceira cidade do país em população, bem como terceiro mercado imobiliário, e o terceiro pólo cultural. Possui 80 km de praias, 7 Shopping Centers de grande porte, com previsão de serem 10 até o final de 2011, aeroporto internacional, o que posiciona a cidade como segundo pólo turístico de entretenimento do país. Possui também boas escolas de primeiro e segundo grau e infra-estrutura de saúde pública e privada das melhores do país.

A UFBA é uma das maiores Instituições Federais de Ensino Superior do país. Possui unidades de ensino, pesquisa e extensão em Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista, com um total de 94 cursos de graduação e 63 cursos de pós-graduação.  O PPGEE possui atualmente mais de 50 alunos e até o momento já foram defendidas 74 dissertações de mestrado. O Curso de Doutorado teve início em 2009.

Aos interessados, solicitamos a leitura atenciosa do edital de concurso e, se desejarem, fazer contatos com a secretaria do DEE ou com seus docentes.

Secretaria do DEE - Sra. Núbia Batista (nubiabat@ufba.br) - 71-3283-9760

Prof. Carlos Eduardo Trabuco Dórea  (cetdorea@ufba.br)

Prof. Augusto Loureiro da Costa (augusto.loureiro@ufba.br)

----------------------------------------------------------------