Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO DOS SANTOS BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO DOS SANTOS BEZERRA
DATA : 08/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões do PPgEEC
TÍTULO:

Aplicação de arranjos quasi periódicos em projeto de superfície seletiva de frequência para minimizar perda de inserção


PALAVRAS-CHAVES:

Superfície Seletiva em Frequência, insertion loss, arranjos quasi periódicos, furos de ar, células unitárias


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Nos últimos anos, com a diversidade das comunicações sem fio principalmente em sistemas como, telefone celular, TV digital, redes locais sem fio, RFID, etc., nos quais um único equipamento opera em diferentes larguras de banda de frequência, um contínuo desafio é imposto aos engenheiros no projeto de antenas em micro-ondas. O desenvolvimento de equipamentos com requisitos específicos de operação multibanda, tem proporcionado o surgimento de pesquisas na área. Uma das estruturas que tem recebido atenção da literatura são as superfícies seletivas em frequência por suas aplicações em micro-ondas, ondas milimétricas e teraHertz.

Nesse contexto, a investigação dos efeitos produzidos pela utilização de arranjos quasi periódicos no projeto de células unitárias de superfícies seletivas em frequência é de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico, em face da possibilidade de melhoria das características de diversos dispositivos e circuitos usados em altas frequências. O estudo desse tipo de célula, pode fornecer estruturas com respostas que permitirão uma ampla gama de aplicações, podendo contribuir significativamente para a melhoria de resposta das FSS e trazendo benefícios para diferentes áreas de engenharia.

O objetivo principal deste trabalho é minimizar o insertion loss em dielétricos de baixo custo a partir de furos de ar utilizando os arranjos quasi periódicos e melhorar a resposta dessas estruturas. A proposta é construir e medir protótipos de FSS. A construção de protótipos será efetuada através de técnicas de fotolitografia, buscando uma melhor precisão na fabricação das superfícies seletivas em frequência.

 A investigação das potencialidades e limitações de diferentes configurações quasi periódicas também faz parte do trabalho. É preciso entender melhor como as dimensões da geometria e regras de geração dos arranjos influenciam no insertion loss de diferentes FSS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Externo ao Programa - 1840342 - MARCIO EDUARDO DA COSTA RODRIGUES
Externo à Instituição - ERICO CADINELI BRAZ - IFRN
Notícia cadastrada em: 24/11/2017 06:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao