Banca de DEFESA: CARLA DA COSTA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA DA COSTA FERNANDES
DATA : 14/07/2017
LOCAL: Sala de reuniões do PPgEEC
Uma Metodologia de Avaliação Automática para Aulas de Robótica Educacional

Robótica educacional, Metodologia de avaliação, Avaliação automática, Simulador robótico

O processo de ensino da robótica educacional envolve não apenas a criação de um robô, mas também a utilização do mesmo para a realização de uma atividade interdisciplinar. O uso de robótica em sala de aula levanta uma questão: como os alunos serão avaliados nos conceitos que envolvem a aula de robótica educacional? Desenvolvemos neste trabalho uma metodologia de avaliação de aulas de robótica educacional. Baseado em pesquisas com professores e no conhecimento da equipe sobre a área, levantamos critérios de avaliação relevantes para esta área de ensino, considerando os tópicos de uma aula de robótica educacional que devem ser avaliados: montagem do robô, programação do robô e resolução da atividade interdisciplinar proposta. Com este objetivo, definimos seis critérios avaliativos que podem ser aplicados a critério do professor. No entanto, reconhecemos o desafio da aplicação de uma metodologia avaliativa em aulas de robótica educacional, por demandar muito tempo e esforço do professor, que deve ficar atento a todos os passos da aula de robótica, e aplicar os critérios avaliativos a todos os alunos. Com o objetivo de auxiliar o docente nesta tarefa, inserimos esta metodologia de avaliação em um simulador de robótica educacional, permitindo que o simulador realize a avaliação de forma automática, fornecendo ao professor apenas os resultados da mesma. O professor ainda é o responsável por definir todos os critérios avaliativos, mas o simulador é o responsável por analisar o aluno à medida que ele executa uma atividade e atribuir a ele notas considerando os critérios definidos pelo professor. Por fim, para validar a metodologia avaliativa, foram realizados testes com professores de robótica, nos quais os professores deveriam cadastrar os parâmetros avaliativos de algumas atividades e analisar os resultados fornecidos pelo simulador à medida que os alunos executavam estas atividades. Os resultados mostram que os professores tem interesse em utilizar esta metodologia e que acreditam que os critérios avaliativos propostos são de grande importância para uma aula de robótica educacional.

Presidente - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Externo ao Programa - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Externo à Instituição - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFERSA