Banca de DEFESA: DANIEL FAUSTINO LACERDA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL FAUSTINO LACERDA DE SOUZA
DATA : 28/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório NPITI
TÍTULO:

Um Método para Autenticação Multifator Baseado em Biometria, Interferência de Onda e Mapas Caóticos


PALAVRAS-CHAVES:

Autenticação multifator, Mapas Caóticos, Interferência de Onda, Biometria


PÁGINAS: 92
RESUMO:
A democratização do acesso a Internet tem permitido que cada vez mais empresas possam digitalizar os seus serviços. Á medida que novos serviços são oferecidos na rede, cresce a preocupação com a possibilidade de acesso indevido às informações sensíveis de usuários, empresas e governo. O aumento no número de ataques e roubo de credenciais tem obrigado os promotores de serviço a desenvolverem novas soluções de segurança. Como resposta a esses ataques, os mecanismos de autenticação de usuários tem evoluído. Muitas serviços tem migrado seus métodos de autenticação de abordagens baseadas em apenas um fator para abordagens multifator, onde o usuário necessita de mais de uma credencial para ter acesso ao sistema. 
 
Um novo método para autenticação de usuários baseado em uma abordagem multifator é apresentado. No método concebido, o usuário ganha acesso a um determinado sistema utilizando um conjunto de características relacionadas a fatores físicos, de possessão e conhecimento. A identidade biométrica representa o fator físico. Uma técnica de criptografia óptica baseada na interferência de onda e em mapas caóticos completam o esquema proposto. Nesse sentido, a semente de um mapa caótico representa uma senha de usuário, correspondendo ao fator de conhecimento e um interferograma resultante do processo de interferência de duas ondas planares representa o fator de possessão. As simulações numéricas são executadas a fim de demonstrar a efetividade de método. Um conjunto de análises estatísticas, de espaço das chaves e de sensibilidade são feitas.  Além disso, são feitas algumas comparações com métodos similares disponíveis na literatura.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Externo à Instituição - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO - UFPB
Externo à Instituição - LEANDRO CARLOS DE SOUZA - UFERSA
Externo à Instituição - RAONI KULESZA - UFPB
Notícia cadastrada em: 30/05/2017 16:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao