Banca de DEFESA: IVANOSCA ANDRADE DA SILVA



Uma banca de DEFESA DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IVANOSCA ANDRADE DA SILVA
DATA: 20/05/2016
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório B206 do IMD
TÍTULO:

Tomada de Decisão em Grupo e Multi-Atributos Baseada na Lógica Fuzzy Intuicionista de Atanassov Intervalarmente Valorada


RESUMO:

 Lógica fuzzy surge em 1965 com o trabalho de Lotfi Zadeh que tem por objetivo  tratar de forma rigorosa a incerteza inerente na definição de noções e  propriedades  imprecisas ou vagas presentes em diversas situações do cotidiano, como  por exemplo, temperatura alta, pendente acentuada, etc.  Para  isto, Zadeh considerou um grau (um valor no intervalo [0,1]) com que um determinado elemento pertence a um conjunto ou satisfaz uma determinada  propriedade.  No entanto, algumas críticas a esta teoria foram feitas, principalmente por causa desta teoria lidar com incertezas usando valores exatos,  o que motivou a vários pesquisadores (entre eles o próprio Zadeh) em 1975, e de forma independente, a estender esta teoria  relaxando o conjunto onde os graus tomam seus valores. Uma destas extensões, a lógica fuzzy intuicionista de Atanassov intervalarmente valorada, proposta em 1989 por Atanassov e Gargov, que usa um par de subintervalos de [0,1], um deles representa o quanto, considerando alguma imprecisão, se acredita que o elemento satisfaz a propriedade enquanto o outro descreve o quanto se acredita que não satisfaz a propriedade. Este par de graus intervalares visam capturar a hesitação e imprecisão presente ao momento de se atribuir o grau com que o elemento satisfaz a propriedade.
 
A lógica fuzzy e suas diversas extensões, tem sido aplicada com sucesso nas mais variadas áreas, como por exemplo, medicina, engenharia, agricultura,  econômia e em administração. Em particular, uma das principais aplicações de lógica fuzzy em administração diz respeito ao apoio na tomada de decisão. Um problema típico de tomada de decisão consiste em escolher a melhor alternativa entre  um conjunto delas ou em ordenar as alternativas de melhor a pior, considerando alguns critérios a serem satisfeitos assi como a opinião de um ou mais especialistas. Os métodos fuzzy para problemas de tomada de decisão usam graus fuzzy (ou de suas extensões) para expressar o quanto uma alternativa satisfaz um determinado atributo ou critério, e alguma forma de agregar a opinião de todos os especialistas, para chegar no final a uma pontuação (que pode ser um valor numérico ou não) que permita decidir qual é a potencialmente melhor alternativa.

Nesta tese são apresentados avanços teóricos significativos na teoria dos conjuntos fuzzy intuicionistas de Atanassov intervalarmente valorados assim como, são proposto dois novos métodos de tomada de decisão, considerando  múltiplos atributos (ou critérios) e um grupo de especialistas,  aplicação desses métodos em problemas específicos e é realizada uma comparação com resultados obtidos com outros métodos de tomada de decisão.
 
 Por outro lado, um dos  grandes problemas com os métodos ou processos de tomada de decisão é que, quando aplicado em problemas reais,  em geral,  não é possível determinar a qualidade da solução (ordenação das alternativas) obtida pelo método. De fato, diferentes métodos  de tomada de decisão  para um mesmo problema podem resultar em diferentes soluções. Nesta tese, se propõe considerar os resultados obtidos por diferentes  métodos  (independente do tipo de extensão fuzzy usada e tipo de problema de tomada de decisão) como meras evidências que podem ser usadas por  um outro método  capaz de determinar uma ordenação das alternativas que de alguma maneira  represente a fusão ou consenso desses ordenamentos de alternativas.


PALAVRAS-CHAVE:

Lógica fuzzy, Tomada de decisão, Lógica fuzzy intuicionista de Atanassov intervalarmente valorada,  Ordens admissíveis, médias ponderadas ordenadas, Representação intervalar, Fusão de ranking.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2212166 - BENJAMIN RENE CALLEJAS BEDREGAL
Externo ao Programa - 1345816 - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO
Externo à Instituição - GRAÇALIZ PEREIRA DIMURO - FURG
Externo à Instituição - IVAN MEZZOMO - UFERSA
Externo à Instituição - MARCUS PINTO DA COSTA DA ROCHA - UFPA
Notícia cadastrada em: 18/05/2016 14:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao