Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ BATISTA DE SALES FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ BATISTA DE SALES FILHO
DATA: 07/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do nPITI
TÍTULO:

Circuito integrado de condicionamento de sinais para sensores wire-mesh aplicados a monitoramento de fluxos multifásicos


PALAVRAS-CHAVES:

medição de impedância complexa, fluxo multifásico, sensores wire-mesh, circuitos integrados CMOS


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Na indústria petroquímica, o controle e monitoramento acurado de fluxos de misturas compostas por óleo, gás e água (multifásicos) vem motivado o desenvolvimento de técnicas de investigação baseadas em geração de imagens tomográficas. Com o intuito de alcançar boa resolução temporal, a tecnologia de sensores do tipo wire-mesh vem sido desenvolvida na última década.

Esses sensores, que são inseridos dentro das tubulações, são constituídos por uma malha de eletrodos que realizam a medição de impedância complexa de fluidos. Apesar da caraterística intrusiva, imagens do fluxo multifásico são geradas sem o uso de algoritmos iterativos de reconstrução.  

É proposto neste trabalho um circuito integrado (CI) para realizar o condicionamento de uma malha de sensores wire-mesh 4x4, aplicado à determinação da fração de fases em fluxos multifásicos. A integração reduziria o tamanho e consumo de energia dos circuitos de condicionamento, comparado às implementações dos sistemas existentes que utilizam componentes discretos.

O chip é composto dos seguintes blocos: um amplificador de transimpedância, que converte as correntes provenientes dos sensores em tensão; um demodulador síncrono a fase, que fornece sinais de tensão em fase e em quadratura que são funções das propriedades elétricas dos fluidos (permissividade e condutividade); e de conversores analógico-digital, que realizam a conversão dos sinais para o domínio digital.

O circuito integrado será projetado para ser fabricado utilizando a tecnologia CMOS padrão de 180 nm.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1284113 - SEBASTIAN YURI CAVALCANTI CATUNDA
Interno - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 1837410 - VALENTIN OBAC RODA
Externo ao Programa - 2140683 - DIOMADSON RODRIGUES BELFORT
Notícia cadastrada em: 11/11/2015 14:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao