Banca de DEFESA: RODRIGO SOARES SEMENTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO SOARES SEMENTE
DATA: 07/12/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio do LAMP
TÍTULO:

Estudo e Desenvolvimento de Sistemas Criptográficos para Redes de Sensores Sem Fio, utilizando Técnicas de Algoritmos Genética


PALAVRAS-CHAVES:

Redes de Sensores Sem Fio, IEEE 802.15.4, Criptografia, Programação Genética


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação
ESPECIALIDADE: Instrumentação Eletrônica
RESUMO:
A criptografia é a principal forma de obter a segurança em qualquer rede. Mesmo em redes com grandes restrições de consumo de energia, processamento e memória, como as Redes de Sensores Sem Fio isso não é diferente. Objetivando melhorar o desempenho da criptografia, a segurança e o tempo de vida nessas redes, será proposto um novo algoritmo criptográfico desenvolvido através da técnica de Programação Genética.
Para o desenvolvimento de critérios de aptidão do algoritmo criptográfico pelo algoritmo de Programação Genética, nove algoritmos criptográficos diferentes foram testados: AES, Blowfish, DES, RC6, Skipjack, Twofish, T-DES, XTEA e XXTEA. A partir desses testes uma função de aptidão foi desenvolvida levando em conta o tempo de execução, o espaço ocupado em memória, desvio máximo, desvio irregular, coeficiente de correlação, e efeito avalanche.
A partir do algoritmo de Programação Genética otimizado foi criado o CRYSEED, um algoritmo para dispositivos de 8-bits, otimizado pra Redes de Sensores Sem Fio, i.e. baixa complexidade, pouco consumo de memória e boa segurança para as aplicações de sensoriamento e instrumentação.
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA
Externo ao Programa - 1805797 - FRANCISCO JOSE TARGINO VIDAL
Externo à Instituição - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA - UFPB
Externo à Instituição - KARLA DARLENE NEPOMUCENO RAMOS - UERN
Notícia cadastrada em: 29/10/2015 19:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao