Banca de DEFESA: LEONARDO WAYLAND TORRES SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO WAYLAND TORRES SILVA
DATA: 19/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Setor 4 (A4)
TÍTULO:

Otimização do Controle do Diagrama de Radiação de Radares de Varredura para Rastreio de Foguetes Usando o Método GAMMC para o Caso Planar (GAMMC-P)


PALAVRAS-CHAVES:
Sistemas de Rastreio de Foguetes, Radares com Arranjos de Varredura, Arranjos de Antenas, Controle do Diagrama de Radiação, Algoritmos Genéticos, Recombinação (Crossover) Máximo-Mínimo.
 

PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:
Os centros de lançamento e rastreio têm por finalidade realizar atividades científicas e comerciais com veículos aeroespaciais. Os Sistemas de Rastreio de Foguetes (SRF) integram a infraestrutura desses centros, sendo responsáveis pela coleta e processamento dos dados da trajetória dos veículos. Os sensores dos SRFs normalmente são Radares com Refletores Parabólicos (RRPs), mas também é possível usar radares com arranjos de antenas, chamados de Arranjos de Varredura (AVs), originando os Radares com Arranjos de Varredura (RAVs). Nos AVs, o sinal de alimentação de cada elemento radiante do arranjo pode ser ajustado para fazer o controle eletrônico do diagrama de radiação, a fim de aumentar as funcionalidades e reduzir as manutenções do sistema. Com isso, nos projetos de implantação e reutilização de RAVs, a modelagem está sujeita a várias combinações de sinais de alimentação, produzindo um problema de otimização complexo, devido ao grande número de soluções disponíveis. Para solucionar tal problema, é possível usar métodos de otimização off-line, tais como Algoritmos Genéticos (AGs), cujas soluções calculadas são armazenadas para aplicações on-line. Nesse contexto, o método do Algoritmo Genético com Crossover Máximo-Mínimo (Genetic Algorithm with Maximum-Minimum Crossover – GAMMC) foi usado para desenvolver o algoritmo GAMMC-P, que otimiza a etapa de modelagem do controle do diagrama de radiação de AVs planares. Comparado a um AG com recombinação convencional, o GAMMC tem uma abordagem diferente, pois realiza a recombinação de indivíduos mais aptos com indivíduos menos aptos, para aumentar a diversidade genética da população, evitando a convergência prematura, aumentando o fitness e reduzindo o tempo de processamento. Assim, o GAMMC-P utiliza um algoritmo reconfigurável, com múltiplos objetivos, codificação real diferenciada e o operador genético MMC, tendo atingido com sucesso os requisitos propostos para diferentes condições de operação de um RAV planar.
 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349234 - SANDRO GONCALVES DA SILVA
Interno - 2453033 - ANDERSON LUIZ DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Interno - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA
Externo à Instituição - JEFFERSON COSTA E SILVA - IFPB
Externo à Instituição - JOSE DE RIBAMAR SILVA OLIVEIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 18/05/2015 16:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao