Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDEMIR PRAXEDES DA SILVA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDEMIR PRAXEDES DA SILVA NETO
DATA: 09/06/2014
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia da UFRN
TÍTULO:

Análise e Desenvolvimento de Estruturas Periódicas e Aperiódicas de FSS pelo método WCIP para Aplicações em Comunicações sem Fio


PALAVRAS-CHAVES:

Frequency selective surfaces, FSS, estruturas periódicas, estruturas quase-periódicas, filtros espaciais, wave concept iterative procedure, WCIP.


PÁGINAS: 8
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Vivenciamos um avanço tecnológico presente em diversos setores da sociedade, tais como: telecomunicações, indústria eletrônica, informática, logística e entre outros; fazendo surgir a necessidade de um estudo mais intenso nestes setores. No que diz respeito às telecomunicações, é cada vez mais intensa a necessidade de sistemas de telecomunicações que ofereçam suporte de altas taxas de transmissão, capacidade de processar sinais em diversas situações e sobre tudo a transmissão de sinais em meio não guiado com um consumo de energia eficiente.

Os circuitos periódicos e não periódicos estão cada vez mais presentes como componentes de hardware nos sistemas modernos de comunicações como por exemplos em FSS (Frequency Selective Surfaces) e em arranjos de antenas. Nesse sentido, é de extrema importância desenvolver técnicas de análises dedicadas ao estudo dessa categoria de circuito, de modo a possibilitar uma concepção de tais dispositivos com um alto grau de confiabilidade.

É importante ressaltar que existe uma grande demanda cientifica no desenvolvimento de diversos métodos e técnicas de análise capazes de modelar eficientemente os fenômenos eletromagnéticos presentes nos circuitos empregados como hardware em sistemas de comunicações sem fio. Desta forma, a análise de suas características espectrais requer a aplicação de técnicas de onda completa rigorosas. Além disso, devido à complexidade computacional exigida para a implementação desses métodos, faz-se necessário o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas técnicas de análise para a caracterização e estudo desses dispositivos, mas com um alto grau de confiabilidade, precisão e eficiência.

A partir de meados dos anos 90, foi desenvolvido e implementado o Método das Ondas, um processo iterativo, denominado Wave Concept Iterative Procedure (WCIP), que parte de princípios relativamente simples e com diversas aplicações. O WCIP é um método de onda completa, baseado na incidência de uma onda transversal sobre uma superfície e no espalhamento dessa onda. A necessidade relativamente reduzida de recursos computacionais e a flexibilidade quanto à forma da  estrutura  planar  são características que tornam a aplicação do WCIP interessante na análise de circuitos periódicos.

O objetivo principal deste estudo será o desenvolvimento de um método modal de análise de redes periódicas ou quase-periódicas; com a inserção de elementos passivos estrategicamente (indutores, capacitores e resistores) e ativos (transistores, diodos, MEMs, ...) localizados nessas redes. Ou seja, pretende-se desenvolver um método de análise de onda completa que possa simular simultaneamente circuitos periódicos com elementos passivos e ativos.

A metodologia utilizada no desenvolvimento do doutorado seguirá as atividades previstas segundo o cronograma apresentado a seguir. Inicialmente será realizado um levantamento bibliográfico sobre os circuitos (dispositivos) formados por redes periódicas e quase-periódicas e suas principais aplicações. Com o auxilio de softwares comerciais como Ansoft HFSS e Ansoft Design serão caracterizadas algumas células encontradas na literatura, colocando-se em evidência a existência de meios periódicos nas laterais. Essas análises serão estendidas para diferentes defasagens entre esses meios periódicos, correspondendo ao início do estudo da aperiodicidade nas geometrias consideradas.

Será desenvolvido um código implementando um método de análise de circuitos não periódicos (em MATLAB). Esse código será uma implementação de um código já existente (o WCIP), usado na análise de circuitos periódicos, porém com uma extensão para o caso da não-periodicidade, visando a determinação decaracterísticas desejáveis para muitos desses circuitos, dependendo da aplicação ao qual estão destinados. Essa extensão do método WCIP se constituirá em uma das inovações propostas neste trabalho. O método desenvolvido será validado, inicialmente com simulações através de softwares comerciais (para alguns casos particulares, será realizada uma extrapolação, aproximando um circuito não periódico a um periódico) e em seguida com a realização de medição desses circuitos.

Aos circuitos periódicos e não periódicos em estudo, serão acrescentados alguns componentes como indutores, capacitores e resistores (L, C e R), e componentes ativos (transistores, diodos, MEMs,...). Com isso, o método precisará levar em consideração a existência desses componentes na análise dos circuitos. A extensão do método de análise a ser desenvolvido, levando em consideração a existência desses componentes e constituirá uma contribuição substancial no desenvolvimento de técnicas de análise de circuitos planares, que neste casocorrespondem às redes periódicas e não-periódicas, passivas e ativas. Os resultados obtidos por esse método serão validados com comparações com resultados experimentais, visto que não existem softwares comerciais que possibilitem a realização de tais simulações com grande confiabilidade, levando em consideração elementos passivos e ativos em um mesmo circuito.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo ao Programa - 1804383 - CRISTHIANNE DE FATIMA LINHARES DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 085.951.864-72 - MARIA ROSA MEDEIROS LINS DE ALBUQUERQUE - UFRN
Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO JUNIOR - IFPB
Externo à Instituição - LUIZ ALENCAR REIS DA SILVA MELLO - PUC - RJ
Externo à Instituição - CASSIO GONCALVES DO REGO - UFMG
Notícia cadastrada em: 29/05/2014 07:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao