Banca de DEFESA: RIVALDO RODRIGUES MACHADO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RIVALDO RODRIGUES MACHADO JUNIOR
DATA: 24/01/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Mini-Auditório do PPgEEC
TÍTULO:

Desenvolvimento de um middleware para comunicação via web services e sua aplicação em sistemas de aquisição de dados industriais


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação industrial, padrão OPC, informática Industrial, programação Web.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
RESUMO:

O controle de processos industriais têm se tornado cada vez mais complexo devido à diversidade de equipamentos de chão-de-fábrica, exigência na qualidade e concorrência de mercado. Tal complexidade exige que, uma grande quantidade de dados seja tratada pelos três níveis de controle de processo: dispositivos de campo, sistemas de controle e software para gerenciamento. Utilizar de forma efetiva os dados presentes em cada um desses níveis é de fundamental importância para indústria.

Muitos dos sistemas computacionais industriais de hoje são compostos de sistemas distribuídos de software, escritos em uma grande variedade de linguagens de programa- ção e desenvolvidos para plataformas especificas. Desta forma, cada vez mais, pequenas e grandes empresas aplicam um investimento significativo para manter ou até mesmo re- escrever seus sistemas para diferentes plataformas. Além disso, é raro que um sistema de software seja executado em completo isolamento. Na área de automação industrial é comum que sistemas de software interajam com outros sistemas em diferentes máquinas e até mesmo escritos em diferentes linguagens. Tendo isto em vista, interoperabilidade não é apenas um desafio a longo prazo, mas também uma exigência do contexto atual de produção de software industriais.

Este trabalho visa propor uma solução de middleware para comunicação de aplica- ções via web service, além de apresentar um estudo de caso aplicando a solução desen- volvida a um sistema integrado para captura de dados industriais, permitindo assim que tais dados sejam disponibilizados de maneira simplificada e independente de plataforma através da rede.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Interno - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Externo ao Programa - 1555898 - DIEGO RODRIGO CABRAL SILVA
Externo à Instituição - FERNANDO MENEZES MATOS - UFPB
Notícia cadastrada em: 12/12/2013 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao