CONFIGURAÇÃO E TRAJETO: ADEQUAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO VIÁRIA AO CICLISMO URBANO EM NATAL
ciclomobilidade, pedalabilidade, sintaxe do espaço
O ciclismo urbano tem potencial como um meio de deslocamento de baixo custo para o acesso sustentável à cidade. Este trabalho estuda a relação entre a acessibilidade topológica do sistema viário de Natal e a pedalabilidade nos trajetos desenvolvidos por ciclistas - pedalabilidade aqui sendo compreendida como o conjunto de qualidades do ambiente urbano favoráveis ao uso do modal. O problema central é como a forma urbana facilita ou dificulta o uso da bicicleta como meio de transporte urbano em Natal. É estudada a acessibilidade topológica da cidade de Natal quantificada através de representações lineares do seu sistema viário; a acessibilidade visual em pontos críticos, medida por meio de grafos de visibilidade, e sua relação com a localização de ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, usos do solo, cicloestruturas implantadas e trajetos georreferenciados através do GPS de smartphones de usuários de aplicativo com interface de rede social. Foi demonstrada uma associação direta entre acessibilidade e segurança, visto que as vias mais escolhidas em determinados raios (entre 3 e 5 km no caso de Natal) concentram tanto trajetos quanto acidentes. Também foi encontrada a relação entre níveis de renda, integração e implantação de cicloestruturas.