Banca de DEFESA: ISABELA DANTAS DE SANTA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA DANTAS DE SANTA CRUZ
DATA : 04/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual [plataforma Meet] | meet.google.com/xxa-ezzt-ecn
TÍTULO:

O ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, DOCENTES E RECÉM EGRESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DE ARQUITETURA EM NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de projeto; arquitetura de interiores; percepção; discentes; docentes; recém egressos.


PÁGINAS: 194
RESUMO:

O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista na área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Trata-se de uma área com amplas possibilidades de atuação profissional, notadamente para recém-formados. No entanto, o ensino de Arquitetura de Interiores parece não ocupar espaço relevante nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sendo assim, o trabalho objetiva compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX), a partir sobretudo da análise de disciplinas e das percepções dos agentes envolvidos. Tem então como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e UNIFACEX e a percepção dos discentes, docentes e dos recém-egressos dessas instituições. O trabalho partiu inicialmente de uma revisão bibliográfica sobre o tema, gerando uma pesquisa exploratória e descritiva que abordou aspectos e conceitos relevantes sobre projeto de arquitetura de interiores e ensino de projeto. Foi também realizada uma pesquisa empírica nas duas escolas selecionadas para estudo, através da coleta de dados em campo, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém egressos, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constatou-se a relevância da formação neste campo e a necessidade de mais estudos e debates a respeito dos caminhos que a arquitetura de interiores tem percorrido e ocupado dentro das escolas de arquitetura de Natal/RN, principalmente quando se estabelece um contraponto entre a demanda cada vez maior do mercado de trabalho e as ofertas institucionais nesta área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externa ao Programa - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS
Externa à Instituição - ADRIANA CARLA DE AZEVEDO BORBA - UFPE
Notícia cadastrada em: 26/04/2022 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao