Banca de DEFESA: DIEGO FREIRE MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO FREIRE MARTINS
DATA : 29/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reunião da plataforma Zoom
TÍTULO:

Entre liberdades e restrições: Experiências na mobilidade urbana de

crianças nos trajetos casa-escola-casa em Quixadá, Ceará


PALAVRAS-CHAVES:

Mobilidade Ativa. Mobilidade Independente de Crianças. Experiências urbanas.
Percepção Ambiental. Cidadania.


PÁGINAS: 236
RESUMO:

As crianças têm um papel social cada vez mais dependente do adulto, invisibilizada nos processos
decisórios da vida pública, considerada a cidadã do futuro e não do hoje e confinada em ambientes
privados sob o argumento de segurança e bem-estar. Seus deslocamentos são vertiginosamente mais
motorizados, poucas vezes independentes (sem supervisão direta de adultos) e vivenciados através de
vidros em “ilhas privadas”, na qual o espaço público é apenas passagem. Essas relações têm impactado
diretamente em seu desenvolvimento social, emocional, mental e espacial. Há diversos estudos e
iniciativas que protagonizam a relação criança-cidade e seus deslocamentos, todavia, há uma lacuna
sobre pesquisas fora dos grandes centros urbanos no Sul Global. Assim, o objetivo desta pesquisa foi
compreender as interações criança-cidade à luz das experiências de mobilidade urbana nos trajetos
casa-escola-casa em Quixadá/CE e seus (des)estímulos ao transporte ativo e independente.
Estruturamos o percurso metodológico em (1) revisão de literatura sobre a mobilidade
ativa/independente e nas experiências urbanas como possibilidades cidadãs (BARBOSA, 2016;
SARMENTO, 2018; TONUCCI, 2005) através da percepção ambiental e das relações afetivas na
vinculação ao lugar como base para uma ação-transformação ético-política na cidade (GIULIANI, 2003;
ITTELSON, 1978; LYNCH, 1982; TUAN, 2013). Em seguida, desenvolvemos um estudo de caráter
exploratório com a (2) caracterização de aspectos sociofísicos dos trajetos por meio de mapeamentos,
observações em campo e registros fotográficos. Posteriormente, (3) aplicamos questionários com
pais/responsáveis e realizamos entrevistas estruturadas e mapas afetivos com crianças de 8 a 11 anos
em três escolas públicas. Os resultados apontaram que 73% das crianças participantes realizaram
trajetos com modais ativos e 50% do total teve alguma experiência de mobilidade autônoma. Parte dos
adultos se mostrou resistente à mobilidade ativa e, mais ainda, às deslocações independentes em razão
de longas distâncias, violência urbana, medo de desconhecidos, trânsito e conforto ambiental. As
características que potencializaram o transporte ativo e independente foram a permeabilidade urbana
(configurações da malha, quadras); diversidade de usos do solo; legibilidade urbana para os moradores;
presença de rede de vizinhança; e atribuição de qualificações positivas. O conhecimento ambiental foi
mais sólido e crítico com vinculações funcional, relacional e simbólica com os trajetos nas crianças que
adotaram mobilidade ativa, enquanto nas crianças de mobilidade motorizada a vinculação foi apenas
funcional e menos crítica. Assim, concluímos que os ambientes (social, construído, familiar, de
transporte e subjetividades) de Quixadá tiveram mais aspectos que favoreceram a adoção de transporte
ativo/independente, embora não seja intencionalmente educativa. Essa realidade tem oportunizado a
experienciação e desenvolvimento de vínculos da criança com o espaço público construindo maior
potencialidade cidadã. Mais do que nunca, se aspiramos por cidades mais democráticas e plurais em
tempos difíceis como o que enfrentamos, precisamos amplificar o potencial educativo da cidade, além
de necessária, a esperança na infância é também uma possibilidade de resistência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2306271 - VERONICA MARIA FERNANDES DE LIMA
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interna - 783.827.344-72 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO - UFPE
Externa à Instituição - GISELLE ARTEIRO NIELSEN AZEVEDO - UFRJ
Notícia cadastrada em: 17/11/2021 11:56
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