Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CAVALCANTI RESENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA CAVALCANTI RESENDE
DATA : 01/07/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual (Videoconferência)
TÍTULO:

A integração da concepção estrutural no processo de ensino e aprendizagem do projeto de arquitetura


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de projeto; concepção estrutural; aprendizado ativo; integração de conteúdos.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

A inserção da concepção estrutural no ateliê de projeto é um dos aspectos comentados dentro do debate da formação em Arquitetura, por sua influência direta na forma e na função desta. Historicamente, o distanciamento do arquiteto do campo da tecnologia da construção somado a um ensino focado no trabalho individual e no produto final, e longe do processo, trouxe repercussões na prática desse tipo de formação até os dias atuais. Essa separação das outras áreas acarretou uma departamentalização dentro do curso, e, consequentemente, ampliou a dificuldade de integração de conteúdos dentro do ateliê. Além disso, o desenvolvimento da Engenharia culminou em uma didática de Estruturas pautada no cálculo e afastada do aprendizado prático-reflexivo, característico do ensino de Projeto, o que resulta no desinteresse neste assunto por parte dos estudantes e em uma ideia de que tais disciplinas são apenas obstáculos a serem vencidos na graduação. Com isso, alguns autores afirmam que para uma melhor integração do pensamento estrutural dentro do ateliê, faz-se necessário a implementação de exercícios de aprendizado ativo, dentre eles, um dos mais citados é a produção de modelos físicos reduzidos, a fim de criar oportunidades de compreensão da relação da forma arquitetônica com a resistente, o que pode contribuir no processo de projeto dos discentes. Deste modo, o objetivo geral desta tese foi entender e avaliar como está sendo ensinada a concepção estrutural dentro de duas disciplinas de Projeto de Arquitetura, uma na UFRN e outra na UNICAMP, o que configurou a primeira fase da pesquisa. Para tanto, foram elaborados roteiros analíticos com os aspectos a serem observados em cada etapa da pesquisa: análise dos planos de curso, observação direta, entrevistas com professores e estudantes e análise dos projetos desenvolvidos. Nas duas disciplinas analisadas, observou-se em alguns casos certa imparcialidade dos estudantes frentes às características estruturais, requerendo intenso incentivo para resolução dos elementos de suporte. Por outro lado, verificaram-se alguns pontos positivos como a preocupação e o esforço dos docentes de projeto no trato dos assuntos tecnológicos e estruturais, além da colaboração de um professor visitante de Estruturas, no caso da UNICAMP. Em seguida, de acordo com a hipótese de que existem estratégias didáticas que podem auxiliar nesse tipo de ensino integrado, a segunda fase da investigação procurou testar o método de aprendizagem por meio da fabricação de modelos físicos estruturais em duas oficinas realizadas nas Semanas de Arquitetura das instituições estudadas, com base na sequência pensar-fazer-quebrar. Como resultados preliminares, semelhante ao já comentado por outros autores, notou-se certa relutância dos estudantes à participação neste tipo de exercício, o que foi se modificando após o início da atividade prática, quando passaram a mostrar mais interesse e entusiasmo, até o momento do teste de cargas dos modelos. Em síntese, percebeu-se, nas duas fases da pesquisa, a necessidade de melhoria do ensino da concepção estrutural de maneira a mudar a postura reticente dos estudantes quanto a este assunto e ampliar sua inserção dentro do processo de projeto. Desse ponto de vista, a parceria e colaboração entre professores se mostraram uma solução importante, do mesmo modo que os exercícios do tipo “mão-na-massa” apontaram para uma aproximação com a materialidade inerente à Arquitetura e permitiram a visualização de pequenas amostras das possibilidades estruturais, o que pode ser positivo se também feito no âmbito do ateliê de Projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Externa à Instituição - GERMANA COSTA ROCHA - UFPB
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Externa à Instituição - RAFAELA SANTANA BALBI - UFERSA
Notícia cadastrada em: 26/05/2021 14:19
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