O ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES E O SEU REBATIMENTO NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS RECÉM-EGRESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DE ARQUITETURA EM NATAL/RN.
project teaching; interior design; professional performance.
O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista no tocante à área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Área cuja atuação profissional é ampla, notadamente por parte dos profissionais recém-egressos no mercado de trabalho, apesar do ensino desta área não ocupar espaço relevante nos cursos de arquitetura e urbanismo das instituições de ensino superior nacionais. O trabalho objetiva, portanto, compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX) e seu rebatimento na atuação dos profissionais nelas formados. Tendo como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e Unifacex e a atuação dos recém-egressos. O trabalho se apoia em uma revisão bibliográfica e em uma pesquisa exploratória e descritiva que aborda aspectos e conceitos relevantes no que diz respeito ao projeto de arquitetura de interiores e ao ensino de projeto. É realizada, também, uma pesquisa empírica nas escolas selecionadas, através da coleta de dados in loco, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém-egressos das instituições estudadas, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constatou-se, até o presente momento, a relevância da formação neste campo específico.