Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA FREITAS DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLARISSA FREITAS DE ANDRADE
DATA : 18/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

A apropriação de áreas urbanas por crianças em situações de pobreza: recomendações projetuais baseadas no estudo de seus lugares favoritos


PALAVRAS-CHAVES:

Crianças; Cidades; Vulnerabilidade sócio-ambiental; Lugar favorito; ambiente restaurador


PÁGINAS: 160
RESUMO:

O desenvolvimento infantil pode ser associado às configurações dos espaços frequentados pelas crianças, às oportunidades que o local oferece e às interações sociais que elas ali estabelecem. Por outro lado, a desigualdade social gera lacunas na garantia dos direitos básicos dos indivíduos não-favorecidos socioeconomicamente, dificultando seu acesso a muitos espaços e serviços. Assim, pressupondo-se que crianças em situação de pobreza têm dificuldades para usufruir de locais que lhes proporcionem equilíbrio psicofisiológico, saúde e bem-estar, questiona-se: Que tipos de espaços públicos são frequentados/utilizados por crianças moradoras de áreas em situações de pobreza? Quais seus lugares favoritos? O que essas crianças têm nestes lugares, e o que gostariam/precisariam encontrar neles? Que características devem ter os espaços públicos de áreas urbanas precárias para que tais crianças se apropriem deles e os convertam em lugares com efeitos e possibilidades de restauração? Como hipótese, defende-se que, em geral, as crianças em situação de pobreza têm dificuldade de acesso a locais que apresentem condições adequadas ao uso, promovam sensações de segurança e se caracterizem como ambientes restauradores; dessa forma, elas se apropriam de lugares física e socialmente vulneráveis, ou pouco propícios ao seu desenvolvimento saudável, de modo que, para promover maior qualidade de vida a essa população, seria necessário que o poder público investisse na construção e manutenção de equipamentos localizados próximos de seu local de moradia e voltados para o atendimento de suas necessidades imediatas. A tese pretende assimilar essa realidade por meio de um estudo comparativo em regiões precárias de dois países com bases culturais semelhantes e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) diferentes: Brasil e Portugal. A pesquisa será alicerçada na área das relações pessoa-ambiente, notadamente na Psicologia Ambiental, e em conceitos como percepção ambiental, apropriação do espaço, identidade de lugar, vinculação ao lugar, ambientes restauradores, articulados a partir da ideia de ambiência. Seu objetivo geral será compreender como crianças expostas a situações de pobreza percebem e se apropriam dos espaços urbanos que frequentam. A investigação empírica terá cunho qualitativo e fenomenológico (centrada na percepção da criança), sendo metodologicamente realizada a partir de abordagem de inspiração etnográfica e uso de observação participante. A estratégia para coleta de dados será multimétodos com várias atividades montadas em um guia com direcionamentos investigativos próprios (entrevista, mapas de emoções, desenhos, oficinas de multilinguagens e criação de história acerca do espaço onde as crianças vivem e se apropriam). Somando-se a esses instrumentos, serão feitas entrevistas com adultos (pais/responsáveis, professores, líderes comunitários, políticos, arquitetos e urbanistas responsáveis pela infraestrutura urbana). Espera-se que os futuros resultados enriqueçam o debate sobre a realidade vivenciada por crianças em situação de pobreza, contribuindo para políticas públicas no setor. Esse documento, apresentado à qualificação, corresponde ao projeto de pesquisa revisto e detalhado, contendo a delimitação teórica e metodológica da investigação pretendida.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 347575 - AMADJA HENRIQUE BORGES
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externa à Instituição - MARGARIDA MARIA GARCIA LOURO DO NASCIMENTO E OLIVEIRA - ULISBOA
Externa à Instituição - SYLVIA CAVALCANTE - UNIFOR
Notícia cadastrada em: 16/12/2020 12:52
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