Banca de DEFESA: LENILSON MIRANDA JONAS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LENILSON MIRANDA JONAS JUNIOR
DATA : 10/11/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala videoconferência (a ser divulgada)
TÍTULO:

Ambientes de Ensino de Desenho Artístico: Um estudo na UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente de ensino de desenho, Avaliação do ambiente construído, Desenho artístico.


PÁGINAS: 198
RESUMO:

Os cursos de Arquitetura, Artes Visuais e Design utilizam o desenho como um importante meio de comunicação. Em especial, o desenho artístico é a principal ferramenta de criação, sendo apresentada como um dos primeiros componentes curriculares que fundamentam os cursos. Esta importância dada não só ao tema quanto à área de representação em si, levou o autor a refletir sobre as necessidades arquitetônicas que se apresentam no ambiente de ensino de desenho artístico. Por tanto, a dissertação teve como objeto de estudo a relação entre os aspectos arquitetônicos ambientais e o ensino e prática de desenho. Com isso, iniciou-se a leitura do referencial teórico por meio de dois eixos temáticos, a relação pessoa-ambiente no projeto educacional e a avaliação do ambiente construído e sua contribuição metodológica no projeto escolar. Surgindo a partir de então o objetivo geral da pesquisa que é avaliar no âmbito do ambiente construído as salas de aula de desenho artístico de cursos da UFRN, afim de compreender a relação pessoa-ambiente presente durante as aulas. De maneira a atender o objetivo adotou-se a análise do conteúdo como a principal metodologia de análise, utilizou como procedimentos metodológicos para levantamentos de dados os instrumentos da avalição do ambiente construído (em especial APO - levantamentos arquitetônicos, fichas de observação, entrevistas e a análise de Behavior Setting). Acredita-se que esta pesquisa tem a contribuir com o campo da avaliação do ambiente construído, mas também trará reflexão a novos projetistas quanto as necessidades ambientais que envolvem o ensino e aprendizagem da prática de desenhar. A partir de estudos de caso realizados nas salas de aulas destinadas (em cada curso) para o ensino de desenho artístico e percebeu-se não só os principais atributos arquitetônicos, mas as principais semelhanças e diferenças entre arquitetura e a prática pedagógica dos cursos, sendo apresentados os resultados a partir de três categorias de conteúdo que são: as relações humano-espaciais, as relações funcionais e ergonômicas e os aspectos construtivos e de conforto ambiental. Concluindo o trabalho com uma reflexão acerca da relação com o contexto e capacidade de adaptação futura que os ambientes precisam ter para seguirem cumprindo a função que receberam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - ETHEL PINHEIRO SANTANA
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 15:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao