Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO BARRETO AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO BARRETO AZEVEDO
DATA : 04/09/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala/sede do HCUrb - CT
TÍTULO:

Fluxos em transformação: As disputas pelos caminhos dos ônibus nas redes de Natal/RN  (Brasil - 1950-1960)


PALAVRAS-CHAVES:

História urbana; Rede técnica de transporte; Ordenamento urbano; Agentes urbanos.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A cidade de Natal/RN esteve inserida no contexto de intensificação das políticas nacionais de transportes a partir de meados do Século XX que priorizaram os veículos motorizados para a circulação no território. Na primeira metade do século, a cidade cresceu em conjunto com as redes férreas, o que conformou determinadas relações de poder de agentes urbanos tradicionais sobre eixos de circulação e centralidades priorizadas. Já em meados do século, os ônibus se consolidaram como principal modal de transporte coletivo para circulação de pessoas na cidade. Tratava-se de uma nova forma de circulação mais flexível para modificar itinerários, origens e destinos. Diante da possibilidade tecnológica de transformação de fluxos, havia uma cidade com organização espacial, política e social instituída. Por esta razão, se questiona: Como a organização da cidade, em seus aspectos espaciais e políticos, influenciou na expansão e conformação das redes de ônibus entre 1950 e 1960? Ao considerar que, a exemplo de outros centros, as linhas de ônibus se expandiram para espaços já consolidados econômica e politicamente e que, portanto, os fluxos da cidade são fruto da ordem social e econômica que a compõe, infere-se que os trajetos e conexões dos transportes coletivos motorizados em Natal materializaram a concentração de fluxos em centralidades anteriormente estabelecidas. Além disso, a implementação de um modal mais flexível permitiu novas articulações sociais pela transformação das redes, entre os agentes urbanos tradicionais e os novos agentes urbanos. No contexto de desenvolvimento das redes técnicas, das mudanças e disputas pelo espaço e articulações políticas a partir da inserção do ônibus como transporte coletivo na cidade de Natal, se busca compreender o papel da estrutura socioespacial da cidade na implementação e desenvolvimento de novos sistemas de transportes coletivos. Para tal se fez uso de fontes de jornais e documentos legislativos, analisando as articulações de atores e agentes urbanos sobre a conformação das redes de circulação, para identificar os argumentos e discursos políticos que influenciaram nestas atuações, no aspecto espacial e na materialização da própria rede no espaço. Neste processo, o Estado aparece como articulador, mediador de tensões sociais e promotor dos itinerários de transporte, mas, ao mesmo tempo, agentes privados tencionaram a disputa destas redes e estas disputas consolidaram determinados espaços da cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347654 - ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
Externo à Instituição - GABRIEL LEOPOLDINO PAULO DE MEDEIROS - UFERSA
Interno - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 16/08/2019 14:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao