Banca de DEFESA: HUDA ANDRADE SILVA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUDA ANDRADE SILVA DE LIMA
DATA : 08/08/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do CTEC/ UFRN
TÍTULO:

INCORPORANDO A METRÓPOLE FUNCIONAL: a produção imobiliária residencial privada em Natal e nas cidades do entorno, período de 2011 a 2016.


PALAVRAS-CHAVES:

dinâmica imobiliária empresarial; empreendimentos; incorporadores; Rio Grande do Norte/ Brasil.


PÁGINAS: 260
RESUMO:

Os sítios afastados da intensa dinâmica imobiliária da Região Metropolitana de Natal (RMN)/ Brasil – como os municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz – revelam transformações do solo rural (ou semirrural) em urbano a partir do espraiamento da oferta de novos lotes, casas e apartamentos; consolidando padrões de expansão da periferia e da ampliação do estoque de imóveis residenciais em ocupações com ausência de qualificação de equipamentos urbanos, redes de infraestrutura urbana e serviços compatíveis a demanda dos usuários. Já, nas regiões com ativo processo de verticalização como as áreas centrais da cidade do Natal e as suas localidades limítrofes aos municípios referidos anteriormente – os trechos de transbordamento entre eles – intensificam a densidade populacional e sobrecarregam o sistema de infraestrutura/ serviços urbanos. Ao longo dos últimos 15 anos, o desenho resultante da atuação dos agentes imobiliários – construtores, investidores, usuários e poder público – potencializa e repercute na ocupação do tecido urbano por novos empreendimentos imobiliários residencial da RMN e gera o debate sobre a questão: de que maneira as recentes atuações dos agentes imobiliários conduzem e concretizam as tomadas de decisões locacionais dos incorporadores envolvidos no arranjo do processo de produção em massa de domicílios da Metrópole Funcional (MF) de Natal – composta pelos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Macaíba – entre os anos de 2011 e 2016? Tem-se, portanto, como objetivo geral compreender a participação atual da dinâmica imobiliária empresarial na configuração socioespacial da Área Metropolitana de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Para alcançar tal propósito, parte-se da análise de dados empíricos coletados em Registros de Incorporações nos Cartório de Imóveis – inscritos entre anos de 2011 a 2016, das cidades citadas anteriormente –, referentes à caracterização do empreendimento; da natureza do incorporador; e, dos agentes financeiros.  A partir das contribuições teórico-metodológicas, evidencia-se que a quantificação de oferta de empreendimentos residenciais estrutura a MF por ritmos acentuados em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante e pela tendência da expansão urbana com descontinuidade territorial em direção a Macaíba. O panorama geral é de repetições de padrões de preços do solo e da oferta e do faturamento dos incorporadores, conforme a localização dos empreendimentos no território. A pesquisa sustenta o argumento de que quanto mais se aproxima ao eixo imobiliário-turístico da MF – orla marítima e Zonas Sul e Leste da cidade de Natal – os incorporadores investem elevados recursos financeiros e alcançam demasiadas taxas de lucratividades.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Presidente - 347654 - ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
Externo ao Programa - 1149445 - LUIZ ALESSANDRO PINHEIRO DA CAMARA DE QUEIROZ
Externo à Instituição - MARIA BEATRIZ CRUZ RUFINO - USP
Interno - 350504 - MARIA DULCE PICANCO BENTES SOBRINHA
Externo à Instituição - NORMA LACERDA GONÇALVES - UFPE
Notícia cadastrada em: 05/07/2018 13:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao