Banca de DEFESA: LUCIANA DA ROCHA ALVES

DISCENTE : LUCIANA DA ROCHA ALVES
DATA : 15/01/2018
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

QUALIDADE ACÚSTICA DE SALAS DE AULA: Análise nas instituições federais de ensino superior de Natal/RN

Qualidade acústica; Inteligibilidade da fala; Acústica em escolas.

Escolas são lugares de aprendizagem em que comunicação é primordial para que seja cumprida a sua função, porém a maioria das escolas brasileiras não possuem condições acústicas adequadas para tal. Quando a mensagem falada não é claramente escutada pelos alunos, a compreensão do discurso é afetada e, consequentemente, o processo de aprendizagem é prejudicado. Boas condições acústicas em salas de aula tornam o processo de aprendizagem mais fácil e menos estressante para professores e alunos. Os recursos investidos em melhoria, a fim de promover conforto acústico, ainda são vistos apenas como despesas e não como investimento em educação. A questão de pesquisa levantada é: as salas de aula de instituições de federais de ensino superior em Natal/RN possuem acústica arquitetônica adequada? O principal objetivo deste estudo é avaliar a qualidade acústica de salas de aulas teóricas em instituições federais de ensino superior em Natal, em que um ou mais modelos de sala de aula são replicados em toda a instituição, a fim de propor diretrizes básicas para projetos de tais salas de aula no que concerne ao condicionamento acústico. Foram apresentados parâmetros acústicos considerados pertinentes para este tipo de pesquisa, como o Tempo de Reverberação (T20), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT) e o Índice de Transmissão da Fala (STI), além de outros parâmetros importantes para a análise da inteligibilidade da fala. Os procedimentos metodológicos consistem na pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como na aplicação de pesquisa de campo, a fim de averiguar a real qualidade acústica das salas de aula estudadas e possibilitar proposições de possíveis soluções. Foram realizadas medições acústicas nas salas de aula do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, havendo sito constatada baixa qualidade acústica em todos os padrões de salas de aula. A partir disso, foram simuladas propostas de melhoramento da qualidade acústica das salas, encontrando-se que 50% de área de material absorvente no forro melhora significativamente o condicionamento acústico da sala para fala, havendo melhores resultados com 100% da área de forro em material absorvente e distribuição mais homogênea dos parâmetros ao longo da sala quando adicionado material absorvente em 25% da área da parede posterior. Além disso, encontrou-se melhores resultados na sala de aula com largura maior que a profundidade, dentre as salas analisadas.

Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA GONDIM DA ROSA OITICICA - UFAL