Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA FURUKAVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA FURUKAVA
DATA : 23/02/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E PROJETOS RODOVIÁRIOS: tensões e transformações entre atributos socioambientais da ZPA 9 do Rio Doce e aspectos urbanísticos da Av. Moema Tinoco da Cunha Lima. 1980 – 2017. Zona Norte de Natal/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

zona de proteção ambiental, atributos ambientais, projeto rodoviário, Av. Moema Tinoco, Natal.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

A presente tese aborda o tema das zonas de proteção ambiental que afetam e são afetadas por projetos rodoviários inseridos em dinâmicas metropolitanas. A motivação pelo referido tema se colocou a partir da observação sobre a ocupação de Zonas de Proteção Ambiental, ZPA, na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, por projetos rodoviários definidos no âmbito da política de mobilidade urbana, que de forma recorrente implicou na supressão de atributos ambientais relevantes e em transformações urbanísticas conflitantes com as características ambientais da área. Mais precisamente, identificou-se na década de 2000 que a ZPA 9 do Rio Doce, localizada na Zona Norte de Natal, ao recepcionar frações do projeto rodoviário de reestruturação da Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, gerou conflitos socioambientais, tanto pela supressão de atributos ambientais significativos da área, quanto pela evidência de transformações no uso e ocupação do solo possíveis de comprometer os objetivos de proteção da ZPA. Diante dessa problemática, se questionou como os atributos socioambientais são considerados em instrumentos de planejamento urbano e em projetos rodoviários que incidem sobre zonas de proteção ambiental? Considerando a observação empírica sobre conflitos socioambientais protagonizados principalmente pelo Ministério Público e/ou sociedade civil, além de estudos desenvolvidos sobre o tema, admitiu-se como pressuposto, que embora se verifiquem avanços na proteção de ZPAs no âmbito do planejamento territorial, os atributos socioambientais de tais Zonas são desconsiderados na escala do projeto urbanístico, não se verificando o reconhecimento de suas especificidades tanto no projeto rodoviário, quanto no processo de transformações sócio espaciais impulsionadas pelo referido projeto. Isso tem resultado notadamente no comprometimento dos objetivos de proteção das ZPA´s e no êxito da implementação dos projetos de mobilidade urbana. Considerando o exposto, o objeto de estudo que norteia a presente tese é delimitado pelos atributos socioambientais da ZPA relacionados ao projeto rodoviário, marco legal e dinâmica urbana. O objetivo é compreender a abordagem dos atributos socioambientais da ZPA 9 no projeto rodoviário da Av. Moema Tinoco, a partir da dimensão urbanística do projeto rodoviário, legislação urbana e ambiental e transformações no uso e ocupações do solo da ZPA 9. No campo conceitual, são referências principais os estudos de Raquel Tardin, como suporte a análise dos atributos socioambientais, e Jan Gehl como base para a análise do projeto rodoviário em sua dimensão urbanística conceitos e análises desenvolvidas pelo autor Flávio Villaça embasam a analise sobre dinâmica urbana e transformações territoriais relacionadas a projetos rodoviários, considerando principalmente o contexto da urbanização brasileira. A tese está estruturada em quatro capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se a discussão conceitual sobre zonas de proteção ambiental focalizando aspectos da política urbana, atributos ambientais e projetos rodoviários. No segundo capítulo abordam-se atributos socioambientais da ZPA 9 relacionando o projeto rodoviário da Av. Moema Tinoco, a partir do estudo morfológico, com ênfase no estudo de evolução urbana nos períodos 1980 e 2017, além de condicionantes legais. No terceiro capítulo particulariza-se a análise dos atributos socioambientais da ZP9 relacionados ao projeto rodoviário da Av. Moema Tinoco na atualidade, considerando dados de 2014 a 2017. Concluindo, no quarto capítulo discute-se o pressuposto da tese, cuja confirmação se demonstra através do modo como as especificidades dos atributos socioambientais da ZPA 9 foram desconsideradas no projeto rodoviário da Av. Moema Tinoco, influenciando processos de transformação da dinâmica urbana e ambiental contrários aos objetivos de proteção da ZPA e definindo entraves no processo implementação do referido projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANA ANDRADE DOS PASSOS - UFPB
Presidente - 350504 - MARIA DULCE PICANCO BENTES SOBRINHA
Externo ao Programa - 6349964 - MARISE COSTA DE SOUZA DUARTE
Interno - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Externo à Instituição - SILVANA FERRACCIU MAMERI - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 15/12/2017 14:40
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