Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO PEREIRA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURICIO PEREIRA MARTINS
DATA : 11/09/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Caminhando para a (des)animação? Arquitetura e potencial de encontros na Praia da Pipa, Tibau do Sul-RN 


PALAVRAS-CHAVES:

forma da arquitetura, configuração espacial, uso do espaço, assentamento costeiro, Praia da Pipa (Tibau do Sul-RN)


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta pesquisa explora efeitos da forma da arquitetura sobre o movimento e encontro de pessoas na Praia da Pipa, Tibau do Sul-RN, cuja animação, juntamente com atributos naturais privilegiados, consagram esse assentamento costeiro como destino procurado por visitantes nacionais e internacionais.

Pipa cresceu a partir de uma vila de pescadores e se desenvolveu em uma malha deformada repousada sobre caminhos ramificados entre dunas e falésias. No alto destas e afastada do mar se assenta a Avenida Baía dos Golfinhos, a rua mais longa do vilarejo – com frequência intensamente animada, sobretudo nos fins de tarde e à noite –, que concentra uma variedade de comércio e serviços situados em ambos os lados da via. Essa área é tida como icônica da imagem da Pipa, dividindo status com vistas paradisíacas das baías e falésias da localidade.

Tendências de concentração ou dispersão do potencial de movimento subjacentes à configuração espacial, foram examinadas para a Pipa e localidades vizinhas, à luz da Teoria da Sintaxe do Espaço (HILLIER; HANSON, 1984; HILLIER, 1996), e então, relacionadas com atributos arquitetônicos (interface entre espaços públicos e privados) que podem facilitar ou dificultar o potencial de encontros.

Relações entre propriedades espaciais e uso do solo são investigadas a partir de base cartográfica de Tibau do Sul (2006) realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR/NE), dos Mapas do Plano Diretor de Tibau do Sul (TIBAU DO SUL, 2008), e de imagens de satélite disponibilizadas pelo Google (2013). Em que pesem lacunas temporais e disparidade de dados, essas fontes informam sobre o período entre 2006 e 2016, e foram complementadas por levantamento fotográfico construído ao longo de 7 visitas de campo (2016 e 2017), que visou registrar padrões de movimento de pessoas em amostras de espaços selecionadas segundo o grau de acessibilidade topológica.

Os resultados, em fase de condensação e síntese, apontam a Avenida Baía dos Golfinhos como área privilegiada em termos de acessibilidade topológica e de interface entre espaços públicos e privados, fatores que se acredita na raiz da animação que notabiliza o lugar, e que contrastam com a situação encontrada em algumas franjas de expansão urbana, onde acessibilidade topológica e atributos construídos indicam debilidade na continuidade entre espaço público e uma ocupação associada ao uso predominante do automóvel , que pouco contribui para facilitar o encontro encontro casual de pedestres.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
Interno - 350504 - MARIA DULCE PICANCO BENTES SOBRINHA
Externo à Instituição - LUCY DONEGAN - UFPB
Notícia cadastrada em: 11/08/2017 18:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao