Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE
DATA : 16/12/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Aula do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Ensino de Projeto de Habitação de Interesse Social em cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros. 


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de projeto; habitação de interesse social; práticas projetuais


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Amplo e multidisciplinar, embora com especificidades próprias, o tema “habitação de interesse social” (HIS) tem estado presente na realidade brasileira desde a década de 1930, embora tenha inserção mais tardia no ensino de arquitetura e urbanismo (na década de 1980 surgiram os primeiros laboratórios de habitação e hoje existe um curso voltado para o tema - UFMG noturno). Mas como as questões relativas ao projeto de Habitação de Interesse Social estão sendo abordadas atualmente nos ateliês de projeto dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo brasileiros? E ainda, que diretrizes devem guiar o ensino de projeto nessa área? Partindo dessas perguntas, esta tese tem como objetivo geral propor diretrizes para o ensino do projeto de HIS em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo (CAUs) brasileiros, de modo a incorporar a essas disciplinas a multidisciplinaridade e as especificidades deste tema na atualidade. São objetivos específicos: (1) traçar um quadro histórico sobre o ensino de projeto de HIS no Brasil; (2) identificar CAUs que indicam enfocar o tema da HIS no ensino de projeto (em seu Projeto Político Pedagógico, ementário das disciplinas ou planos de curso das disciplinas); (3) construir o estado da arte do ensino de HIS no Brasil, indicando como o tema é abordado nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo; e (4) realizar estudo detalhado das práticas teórico-metodológicas adotadas em disciplinas que enfocam HIS em, no mínimo, três destes CAUs, a fim de identificar e categorizar as principais estratégias de ensino adotadas (procedimentos e recursos didáticos). Para tanto, a pesquisa empírica foi dividida em três etapas. Etapa 1: identificação dos CAUs que enfocam o tema da HIS no ensino de projeto - neste momento está em andamento uma busca nos websites das instituições visando acesso aos documentos necessários. Etapa 2: construção de uma vista panorâmica sobre o ensino de HIS no Brasil, indicando como o tema é abordado nos CAUs, o que acontecerá através da análise dos documentos e dados obtidos na etapa anterior e uma pesquisa com professores (questionários online). Etapa 3: estudo direto em três cursos (mínimo) para investigação de práticas teórico-metodológicas e estratégias de ensino, por meio de observação de aulas, realização de entrevistas e/ou aplicação de questionários com os docentes. Após cada etapa, os dados obtidos serão sistematizados e analisados com base nas indicações da literatura, de modo que, ao final, a análise conjunta do material coletado permitirá o traçado de diretrizes que possam subsidiar a elaboração de estratégias metodológicas para o ensino de HIS na graduação em Arquitetura e Urbanismo brasileira. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Externo à Instituição - JULIANA TORRES DE MIRANDA - UFMG
Notícia cadastrada em: 07/12/2016 18:50
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