Banca de QUALIFICAÇÃO: EUDES RAONY SILVA

DISCENTE: EUDES RAONY SILVA
DATA: 08/10/2015
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

Centro Antigo de João Pessoa: forma, uso e patrimônio edificado.

Patrimônio edificado, Sintaxe Espacial, Centros Antigos, João Pessoa.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

As transformações urbanas que a cidade de João Pessoa (PB) sofreu ao longo dos séculos trouxeram consigo uma série de consequências para seu núcleo inicial, universo de estudo desta pesquisa. Seu gradativo decréscimo na relevância econômica para outras zonas da cidade veio acompanhado do surgimento de algumas patologias urbanas, usualmente vistas em muitas áreas centrais nas grandes cidades brasileiras: degradação e descaracterização do patrimônio edificado, imóveis vazios ou subutilizados, esvaziamento do uso residencial, sensação de insegurança, entre outros. Esta dissertação apresenta uma análise dessa realidade no Centro Antigo de João Pessoa, zona delimitada pelo perímetro de tombamento rigoroso estipulado pelo IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba. A partir da análise da morfologia urbana da cidade, do levantamento de usos e da conservação do patrimônio edificado no perímetro estudado, esta dissertação teve como objetivo investigar possíveis correlações entre essas três variáveis. Buscou-se, então, diagnosticar incompatibilidades geradoras de patologias, bem como discutir possíveis soluções. A análise morfológica se fundamentou na teoria descritiva conhecida como Sintaxe Espacial, onde se busca observar analogias entre a forma urbana e as relações sociais ali existentes, assumindo a proposição de que ambos podem ser mutuamente influenciados.

Interno - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
Presidente - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO