Banca de DEFESA: TAMMS MARIA DA CONCEICAO MORAIS CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMMS MARIA DA CONCEICAO MORAIS CAMPOS
DATA: 29/06/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Urbanização Imobiliária Residencial: Uma leitura da configuração espacial da Região Metropolitana de Natal/Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Urbanização Imobiliária Residencial, área metropolitana funcional, desigualdades socioespaciais e Programa Minha Casa Minha Vida.


PÁGINAS: 306
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Nas últimas décadas a Região Metropolitana de Natal (RMN), assim como em grande parte do Brasil, viveu um aumento do contingente populacional nas cidades e um crescente processo de urbanização com padrão descontínuo de expansão da mancha urbana. A tendência ao maior crescimento demográfico nas áreas periurbanas em expansão ocasionou novas formas da produção do espaço. A ávida procura por solo apto a implantação de moradias pelo mercado imobiliário, está consolidando processos anteriores e gerando novas variantes na ocupação dos tecidos metropolitanos. Este fato nos leva a questionar: como a urbanização promovida pela dinâmica imobiliária residencial, no período de 2009-2014, se materializa na (re) configuração da RMN? Quais as formas e fenômenos territoriais se evidenciam neste processo de ocupação do solo metropolitano? De que maneira a intensidade da produção habitacional via Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) se insere no redesenho da atual estrutura física da RMN? Buscar entender a lógica ocupacional e o processo de espraiamento da expansão urbana por meio da produção recente de moradias no espaço urbano, contribuindo para a discussão de um modelo explicativo de configuração territorial da RMN é o objetivo geral desta tese. O território metropolitano foi analisado em duas escalas: a intraurbana, constituída pelos municípios de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, enquadrados nesta pesquisa como Área Metropolitana Funcional; a interurbana, levando em consideração todos os municípios da RMN. Ambas as escalas foram analisadas buscando os momentos e condições gerais que ao longo da história do processo de metropolização da RMN constituídas por intervenções por parte do Estado e do mercado imobiliário, que delinearam a fragmentação dos tecidos urbanos e as desigualdades socioespaciais por meio do processo que aqui está sendo denominado por “Urbanização Imobiliária Residencial”. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Presidente - 347654 - ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
Externo à Instituição - JUPIRA GOMES DE MENDONÇA - UFMG
Externo à Instituição - MARIA ANGELA DE ALMEIDA SOUZA - UFPE
Externo ao Programa - 6347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
Notícia cadastrada em: 11/06/2015 17:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao