Banca de DEFESA: LUCIA HELENA COSTA GÓIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIA HELENA COSTA GÓIS
DATA: 17/04/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Titulo :

DA CASA GRANDE AOS CONDOMÍNIOS FECHADOS:  O QUE MUDOU NAS FORMAS E MODOS DE MORAR DA FAMÍLIA INTERGERACIONAL.


PALAVRAS-CHAVES:
Palavras-Chave: Formas de morar. Modos de morar. Casa brasileira. Família Intergeracional. Co-Habitação Intergeracional. 

PÁGINAS: 403
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

 

Resumo:

O estudo tem como foco de atenção as formas e modos de morar da família intergeracional, aquela constituída por pessoas de diferentes geração que co-habitam e tem o idoso/idosa como referência. Quanto às formas de morar, deste tipo de família, é interessante notar que as pesquisas, produções, tradicionalmente realizadas por arquitetos e designers de interiores, não a conceituam nem a definem porque não incluíram essa configuração familiar nos seus estudos e não se preocuparam em atrelar esse tipo de família com alguma forma de morar. Encontra-se, portanto, até o presente momento, um vácuo teórico conceitual, propositivo e interventivo que não corresponde à realidade empírica. Face às constatações, a investigação passou pelo desafio teórico de desconstruir o modelo único de habitação contemporânea, hoje destinada a todos os formatos de famílias sem considerar o que está se gestando: o da família intergeracional de idoso e com idoso. O estudo constitui, portanto, um meio privilegiado para se ter um olhar diferenciado sobre diferentes modelos de espaços domésticos a partir dos novos formatos de famílias, suas necessidades básicas e especiais bem como as identidades das moradias das camadas sociais média-alta e alta indicando um diferencial em relação às condições de moradia e estilo de vida das camadas médias e pobres. Para descrever as formas e modos de morar do arranjo familiar intergeracional, foi selecionado o método interdisciplinar, que melhor articula não só o método de procedimento, como o método de abordagem indutivo-reflexivo mediante pesquisa de natureza qualitativa. Para tal, selecionou-se como espaço geográfico aquele em que se concentravam pessoas de grande proximidade socioantropológica e os que faziam parte do círculo de amizades e parentes da pesquisadora, entre estes, os residentes nos bairros de Capim Macio, Candelária, Tirol e Petrópolis, localizados nas zonas sul e leste, respectivamente, da cidade de Natal. Os moradores foram entrevistados e os ambientes fotografados. Constatou-se que, enquanto o espaço intergeracional não se firma enquanto tal, rearranjos extremamente criativos se dão no espaço doméstico em função dos hábitos, necessidades, relações entre gênero e gerações. Conclui-se que a família intergeracional continua na invisibilidade apesar de se firmar como novo arranjo domiciliar; que os estudos sobre cotidiano e moradia devem ser retomados na perspectiva histórica e epistemológica integrando substancialmente a dimensão pessoa-ambiente; que foram validadas as categorias analíticas de gênero e geração, bem como as formas de co-habitação permanente, temporária e em conexão, que contribuem para uma releitura das formas e modos de morar na contemporaneidade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Presidente - 347896 - FRANCOISE DOMINIQUE VALERY
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES SOARES - UFPB
Externo à Instituição - ROSA ESTER ROSSINI - USP
Notícia cadastrada em: 16/03/2015 10:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao